Língua Portuguesa > 1º ano > Escrita de nomes; letra inicialTraçar correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro
Língua Portuguesa > 1º ano > Identificação de sílabas; sílaba inicialReconhecer que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais
Língua Portuguesa > 1º ano > Identificação de sílabas; identificação de sílaba igual em palavras diferentesReconhecer que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais
Língua Portuguesa > 1º ano > Reconhecimento de palavras; nomes de objetosCompreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita
Língua Portuguesa > 1º ano > Formação de novas palavras; exclusão, troca ou substituição de letrasPerceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras
Língua Portuguesa > 1º ano > Nome próprio; quantidade de letrasReconhecer os nomes próprios, identificar a quantidade de letras e agrupar palavras de acordo com um critério dado
Língua Portuguesa > 1º ano > Nome próprio; letras inicial e final; sequência de palavrasReconhecer os nomes próprios, identificar as letras iniciais e finais e organizar sequências
Língua Portuguesa > 1º ano > Compreensão leitora; leitura de texto não verbalCompreender a ideia central, bem como as informações explícitas, em textos não verbais
Língua Portuguesa > 1º ano > Compreensão leitora; trava-línguaReconhecer o gênero textual trava-língua e realizar a leitura de textos familiares e curtos
Língua Portuguesa > 1º ano > Compreensão leitora; reconstrução das condições de produção e recepção de textosProceder à leitura e à compreensão da função sociocomunicativa do texto
Língua Portuguesa > 1º ano > Escrita de palavras; nomes de objetosConhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
Língua Portuguesa > 1º ano > Segmentação de palavras; espaços em branco na fraseCompreender a função dos espaços em branco na escrita de frases
Língua Portuguesa > 1º ano > Segmentação da escrita; espaços em branco na fraseCompreender a função dos espaços em branco na escrita de frases
Língua Portuguesa > 1º ano > Compreensão leitora; leitura de texto não verbal; produção de textoCompreender a ideia central, bem como as informações explícitas, em textos não verbais.
Língua Portuguesa > 2º ano > Cantiga; nome próprioReconhecer as letras e perceber a quantidade de letras necessárias para escrever o próprio nome, quais letras usar e em que ordem
Língua Portuguesa > 2º ano > Adivinhação; compreensão leitoraReconhecer o gênero textual adivinhação,estabelecendo relações com vivências e conhecimentos prévios
Língua Portuguesa > 2º ano > Palavras com R e RR (intervocálicos), trava-línguaIdentificar as palavras que apresentam R e RR (intervocálicos)
Língua Portuguesa > 2º ano > Bilhete; compreensão leitoraReconhecer o gênero textual bilhete, identificando os principais elementos constitutivos de sua composição
Língua Portuguesa > 2º ano > Formação de novas palavras; troca ou substituição de sílabasCompreender que palavras diferentes variam quanto ao número, ao repertório e à ordem de letras
Língua Portuguesa > 2º ano > Nome próprio; feminino e masculino; letra inicialReconhecer os nomes próprios femininos ou masculinos, identificando as letras iniciais e formar pares de palavras
Língua Portuguesa > 2º ano > Formação de sílabas; vogais e consoantesReconhecer que as sílabas variam quanto à sua combinação entre consoantes e vogais e que as vogais estão presentes em todas as sílabas
Língua Portuguesa > 2º ano > Formação de novas palavras; troca ou substituição de letrasPerceber que as palavras diferentes variam quanto ao número, ao repertório e à ordem de letras
Língua Portuguesa > 2º ano > Parlenda; compreensão leitoraReconhecer o gênero parlenda e realizar a leitura de textos familiares e curtos, localizando as informações explícitas e identificando as rimas
Língua Portuguesa > 2º ano > Letra inicial; vogais e consoantes; nomes de alimentosTer o domínio das correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos, bem como identificar as letras iniciais
Língua Portuguesa > 2º ano > Palavras escritas com CA, CO, CE, CI, ÇA, ÇOIdentificar que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras
Língua Portuguesa > 2º ano > Escrita de palavras; grau diminutivoReconhecer que as palavras na forma diminutiva podem indicar tamanho pequeno e, em algumas situações, criar efeitos de sentido
Língua Portuguesa > 2º ano > Encontro de consoantes e dígrafos; quantidade de sílabas; escrita de nomesFazer uso da grafia convencional de palavras que apresentam sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante e vogal
Língua Portuguesa > 3º ano > Receita culinária; compreensão leitoraIdentificar as característica do gênero textual receita culinária, sua função sociocomunicativa e estrutura
Língua Portuguesa > 3º ano > Sinopse; compreensão leitoraReconhecer o gênero textual sinopse identificando sua função sociocomunicativa
Língua Portuguesa > 3º ano > AntônimosIndentificar palavras com sentido contrário, ou seja, antônimos
Língua Portuguesa > 3º ano > Palavras com sentido contrário; reescrita de frases, do plural para o singularRealizar a reescrita de frases expressando o conhecimento de antônimos e do plural
Língua Portuguesa > 3º ano > Poema; compreensão leitoraIdentificar o gênero textual poema, localizando informações explícitas e identificando palavras que rimam
Língua Portuguesa > 3º ano > Poema; compreensão leitoraReconhecer o gênero textual poema, localizando informações explícitas e realizando inferências
Língua Portuguesa > 3º ano > Escrita de palavras com ÃO; formação de frases; plural de palavras com ÃOEstabelecer correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro; proceder à leitura e ao registro adequado de palavras com marcas de nasalidade
Língua Portuguesa > 3º ano > Escrita de palavras; significado das palavrasEstabelecer correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro
Língua Portuguesa > 3º ano > Formação de palavras; número de sílabasIdentificar e organizar as palavras quanto ao número de sílabas, fazendo uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais ou morfológicas
Língua Portuguesa > 3º ano > Palavras terminadas em à e ÃO, feminino e masculinoRealizar a leitura e o registro adequado de palavras com marcas de nasalidade, bem como identificar palavras femininas ou masculinas
Língua Portuguesa > 3º ano > Posição da sílaba tônica nas palavrasConhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, identificando a sílaba forte e fraca nas palavras
Língua Portuguesa > 3º ano > Palavras homônimasIdentificar palavras que são escritas da mesma maneira, mas têm significados diferentes
Língua Portuguesa > 3º ano > Texto publicitário; compreensão leitoraRealizar a leitura e compreender a finalidade do texto publicitário, bem como identificar as informações explícitas
Língua Portuguesa > 3º ano > Letra de música; palavras primitivas e derivadasReconhecer que há palavras que dão origem a outras palavras e palavras que se originam de outras
Língua Portuguesa > 4º ano > Receita culinária; verbos no modo imperativoReconhecer o gênero textual receita culinária, sua estrutura e principais características
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras terminadas em oso e osaO objetivo de aprendizagem se refere ao reconhecimento da regularidade morfológico-gramatical na formação de substantivos e adjetivos
Língua Portuguesa > 4º ano > Fábula; compreensão leitoraReconhecer o gênero textual fábula, identificando seu objetivo que é o de criticar determinados valores da sociedade e transmitir ensinamentos
Língua Portuguesa > 4º ano > Poema; compreensão leitoraIdentificar o gênero textual poema, bem como identificar as principais estruturas de sua composição
Língua Portuguesa > 4º ano > Sinais de pontuação; formação de frases.Identificar os sinais de pontuação e a sua utilização adequada nos textos
Língua Portuguesa > 4º ano > Texto informativo; compreensão leitoraReconhecer o texto informativo, identificando seu objetivo que é o de informar sobre um determinado assunto
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras com e sem til na letra A finalEstabelecer correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, bem como à leitura e ao registro adequado de palavras com marcas de nasalidade
Língua Portuguesa > 4º ano > Poema; compreensão leitora; pronomes pessoaisReconhecer o gênero textual poema; identificar as principais estruturas de sua composição e proceder à localização de informações explícitas no texto
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras com LH ou LI; formação de frasesConhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras com CH e XConhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras com GUE e GUIConhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras com GE, GI, JE, JIConhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro
Língua Portuguesa > 4º ano > Palavras com L e U em final de sílabaIdentificar regularidade ortográfica contextual e respeitá-la na escrita
Língua Portuguesa > 5º ano > Poema; compreensão leitora; locução adjetivaReconhecer regularidades ortográficas morfológicas em situações de leitura e análise linguística
Língua Portuguesa > 5º ano > Fábula; compreensão leitoraReconhecer o gênero textual fábula, identificando seu objetivo que é criticar determinados valores da sociedade e transmitir ensinamentos
Língua Portuguesa > 5º ano > Fábula; compreensão leitoraIdentifica o gênero textual fábula, reconhecendo seu objetivo que é criticar determinados valores da sociedade e transmitir ensinamentos
Língua Portuguesa > 5º ano > Texto de divulgação científica; compreensão leitoraReconhecer o gênero de divulgação científica, identificando, dessa forma, seu objetivo que é o de informar sobre assuntos relacionados à esfera científica
Língua Portuguesa > 5º ano > Uso de “mau” e “mal”Identificar regularidades ortográficas contextuais em situações de leitura e análise linguística
Língua Portuguesa > 5º ano > Locução adjetiva; fraseIdentificar regularidades ortográficas morfológicas em situações de leitura e análise linguística
Língua Portuguesa > 5º ano > Notícia; compreensão leitoraIdentificar o gênero textual notícia, reconhecendo seu objetivo que é o de informar sobre um fato, um evento ou outra informação relevante
Língua Portuguesa > 5º ano > Escrita de numerais por extensoObservar a leitura e a grafia dos numerais, na forma de cardinais, tendo em vista o aspecto funcional da língua
Língua Portuguesa > 5º ano > Sinais de pontuação; discurso direto e indiretoReconhecer os sinais de pontuação e estabelecer relações com a sua função no texto, de tal maneira que a escrita possa ter maior clareza, coesão e coerência
Língua Portuguesa > 5º ano > Sinais de pontuação; escrita de frasesReconhecer os sinais de pontuação e suas respectivas funções no texto
Língua Portuguesa > 5º ano > Poema; compreensão leitoraReconhecer o gênero poema, identificando as principais estruturas de composição e suas principais características
Língua Portuguesa > 5º ano > ParônimosAnalisar o contexto em que a palavra ocorre e considerar seu sentido para decidir-se pelo emprego deste ou daquele grafema
Língua Portuguesa > 5º ano > Palavras homófonasAnalisar o contexto em que a palavra ocorre e considerar seu sentido para decidir-se pelo emprego deste ou daquele grafema
Língua Portuguesa > 5º ano > Locução adverbialReconhecer os advérbios e as locuções adverbiais como palavras e expressões que revelam circunstâncias de lugar, tempo, modo, etc
Matemática > 1º ano > Resolução de problemaReconhecer diferentes modos de se resolver uma situação problema
Matemática > 1º ano > Relacionar números a quantidades Identificar o símbolo matemático correspondente a cada quantidade
Matemática > 1º ano > Padrões e sequência geométricaReproduzir diferentes sequências produzindo padrões geométricos
Matemática > 1º ano > Sequência lógica usando figuras geométricasObservar a composição de uma sequência; identificar a lógica e uma sequência com imagens
Matemática > 1º ano > Figuras planas e objetos do cotidianoReconhecer que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano das mais variadas maneiras
Matemática > 1º ano > Medida de Tempo Reconhecer que os calendários são formas de organizar o tempo e que eles possuem regularidades
Matemática > 1º ano > Instrumentos de medidaAssociar a criação de diferentes instrumentos (tecnologias) para mensurar diferentes unidades de medida
Matemática > 1º ano > Noção de massaCompreender que o equilíbrio entre objetos dispostos em um móbile exige equivalência de massas. Expressar por meio de palavras a compreensão desse princípio (metacognição)
Matemática > 1º ano > Contagem e Agrupamentos Perceber que os agrupamentos facilitam a contagem de diferentes quantidades
Matemática > 1º ano > Sequência e escrita se números Reconhecer uma sequência numérica de 1 em 1 e completa-la
Matemática > 2º ano > MedidasReconhecer que um mesmo valor pode ser composto de diversas maneiras, usando cédulas e moedas
Matemática > 2º ano > Sequência numéricaReconhecer a regularidade entre os intervalos de uma sequência numérica usando números naturais inteiros
Língua Portuguesa > 2º ano > Comparar operaçõesCompreender que a adição ou multiplicação são operações equivalentes para chegar a um resultado. Compreender que o produto da multiplicação equivale à soma de parcelas iguais
Matemática > 2º ano > Tratamento de informaçãoCompreender os princípios da organização de dados na construção de gráficos de barras
Matemática > 2º ano > Conceito das quatro operações básicasIdentificar a operação necessária para a resolução de um problema envolvendo divisão em questão de modelo TRI
Matemática > 2º ano > Dobro e triploObservar os critérios e as regras de seriação que envolvem os números
Matemática > 2º ano > Agrupamento de dezenaConstruir o conceito de dezena por meio de agrupamento simples
Matemática > 2º ano > DivisãoReconhecer a possibilidade de reaplicar a divisão em uma mesma situação problema
Matemática > 2º ano > Raciocínio lógico e cálculo mentalDesenvolver estratégias de resolução de problemas fazendo uso de cálculo mental
Matemática > 2º ano > Unidade de medida de capacidadeCompreender que uma mesma quantidade pode ser armazenada em diversos recipientes com capacidades equivalentes
Matemática > 2º ano > Medidas de tempoCompreender que se pode organizar o tempo fazendo uso de diferentes unidades de medida de tempo
Matemática > 2º ano > Medidas de tempoCompreender que se pode organizar o tempo fazendo uso de diferentes unidades de medida de tempo
Matemática > 2º ano > Representação numéricasReconhecer diferentes maneiras de se representar quantidades
Matemática > 2º ano > Sistema monetário brasileiroCompreender que no sistema monetário brasileiro há equivalências de valores envolvendo moedas e cédulas
Matemática > 2º ano > Arredondamento envolvendo dezena e centenaReconhecer situações cotidianas em que se faz uso do arredondamento para mais ou para menos, de valores e unidades
Matemática > 2º ano > Comparação de númerosAferir domínio de maior e menor como pré-requisito para construção das noções de antecessor e sucessor
Matemática > 3º ano > Sistema monetário brasileiroFazer cálculos de adição e subtração com valores monetários inteiros (sem o uso de centavos)
Matemática > 3º ano > Antecessor e SucessorCompreender os princípios que determinam o antecessor e o sucessor de milhar
Matemática > 3º ano > Composição do Sistema de Numeração DecimalCompreender os princípios de unidade, dezena e centena no sistema de numeração decimal
Matemática > 3º ano > Espaço e FormaReconhecer os atributos das figuras geométricas planas triângulo, quadrado, círculo e retângulo
Matemática > 3º ano > Leitura de GráficosInterpretar e utilizar dados contidos em gráficos para a resolução de situações-problema
Matemática > 3º ano > Tempo Compreender diferentes maneiras de se indicar as horas (no formato digital e analógico)
Matemática > 3º ano > Tempo Compreender diferentes maneiras de se indicar as horas (no formato digital e analógico). Calcular e predizer horários
Matemática > 3º ano > Contagem por agrupamentoAgrupamentos com o mesmo número de elementos facilitam a contagem
Matemática > 3º ano > Medidas Compreender diferentes composições para juntar determinado valor monetário
Matemática > 4º ano > Leitura e cálculos com dados organizados em tabelaRecolher e interpretar dados de uma tabela e formular conclusões
Matemática > 4º ano > Medida de comprimento Converter metros em centímetros e realizar cálculos com medidas de comprimento
Matemática > 4º ano > Cálculos com medida de massa e sistema monetárioDesenvolver noções de economia pessoal, reconhecendo situação de vantagem ou desvantagem em operação comercial
Matemática > 4º ano > Medidas de tempo e capacidadeRealizar cálculos com medida de capacidade e tempo
Matemática > 4º ano > Uso de malha quadriculadaReconhecer formas geométricas e a composição de uma sequência em malha quadriculada, desenvolvendo o raciocínio lógico-espacial
Matemática > 4º ano > Informações em tabelasCompreender a relação entre linhas e coluna em uma tabela e as informações que a compõem
Matemática > 4º ano > Situação problemaDesenvolver o raciocínio reverso: tendo uma “resposta” construir uma situação problema compatível com ela
Matemática > 4º ano > Situação-problema Compreender que a multiplicação de uma fração por um número natural é calculada pela multiplicação do número natural pelo denominador da fração
Matemática > 4º ano > Situação problemaCompreender uma situação problema envolvendo operações e sistema monetário brasileiro
Matemática > 4º ano > Situação problemaCompreender e resolver situações cotidianas envolvendo divisão, e as noções de parte e todo
Matemática > 4º ano > Comparar fraçõesCompreender que uma mesma quantidade pode ser expressa de mais de uma forma
Matemática > 4º ano > Cálculos com fraçõesCriar hipóteses para resolver uma situação problema envolvendo frações
Matemática > 4º ano > Números fracionáriosEmpregar as noções de número fracionário em situações do cotidiano
Matemática > 4º ano > Situação-problema Associar o prazo de vencimento de medicação a uma distância temporal
Matemática > 4º ano > Frações Desenvolver habilidades de percepção de que frações estão relacionadas a situações do dia a dia, mesmo que isso não seja evidente
Matemática > 4º ano > Cálculo com medida de comprimentoCompreender as regras para conversão de medidas, empregando os princípios dos números decimais
Matemática > 4º ano > Conversão de medidasVerificar a compreensão das regras de conversão de medidas do sistema métrico em situações do cotidiano
Matemática > 4º ano > Resolução de problema Reconhecer que dependendo da situação, o centímetro ou o metro são unidades de medida mais apropriadas
Matemática > 4º ano > Medidas e conversão Converter centímetros em metros a partir de medidas de uma planta baixa
Matemática > 5º ano > Funções do númeroEncontrar informações numéricas num texto e indicar a função de cada uma delas
Matemática > 5º ano > Resolução do problemas do campo multiplicativoRealizar cálculo matemático, utilizando a operação da divisão, reconhecendo as propriedades associativas
Matemática > 5º ano > Sistema de numeraçãoCompreender o sistema de numeração decimal (princípios e regularidades)
Matemática > 5º ano > Decomposição de númerosCompreender os padrões e as relações existentes entre os algarismos de um número, decompondo em milhares, centenas, dezenas e unidades
Matemática > 5º ano > Leitura e interpretação de gráficosÉ importante que os alunos desenvolvam habilidades de ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens; analisar e interpretar informações, fatos e ideias; coletar e organizar dados que permitam a resolução de problemas, bem como selecionar e
Matemática > 5º ano > Leitura e interpretação de gráficos“Tratamento da Informação” engloba a leitura de gráficos e tabelas simples e de dupla entrada. É fundamental que os alunos desenvolvam habilidades de ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens; analisar e interpretar informações, fatos e
Matemática > 5º ano > Composição e decomposição de númerosResolver problemas utilizando números decimais
Matemática > 5º ano > Cálculo matemáticoRealizar cálculo matemático utilizando as operações da multiplicação e divisão aplicando a propriedade associativa, bem como fazendo estimativas
Matemática > 5º ano > Adição e leitura de tabelaRealizar operações de adição, interpretar informações e fazer estimativas
Matemática > 5º ano > Sistema monetário brasileiroReconhecer que é possível reunir um determinado valor monetário empregando diversas composições de cédulas e moedas de diferentes valores
Matemática > 5º ano > Multiplicação e Divisão Reconhecer em uma dada situação problema que as operações de multiplicação e divisão são capazes auxiliar na sua resolução
Matemática > 5º ano > MúltiploResolver situação problema aplicando as noções associadas aos múltiplos
Matemática > 5º ano > Cálculo de perímetroReconhecer que, sabendo o tamanho de um dos lados do quadrado, pode-se chegar ao valor do perímetro
Matemática > 5º ano > Números expressos na forma decimalExpressar compreensão das características do sistema de numeração decimal (fazendo uso da reta numérica)
Matemática > 5º ano > Representação de números decimaisCompreender que é possível representar de diferentes formas o mesmo valor
Matemática > 5º ano > Números decimaisResolução de problema envolvendo números decimais com representação decimal finita
Ciências > 4º ano > Seres Vivos Reconhecer a diversidade de estratégia de alimentação existente na natureza
Ciências > 4º ano > Seres vivos Reconhecer que todos os seres vivos são consumidores de energia, que é obtida por meio da alimentação
Ciências > 4º ano > Seres vivos Reconhecer que todos os seres vivos são consumidores de energia, que é obtida por meio da alimentação
Ciências > 4º ano > Seres vivos Reconhecer que as plantas produzem o seu próprio alimento, diferentemente dos animais
Ciências > 4º ano > Seres vivos Reconhecer que as plantas produzem o seu próprio alimento, diferentemente dos animais
Ciências > 5º ano > Seres vivos Reconhecer os processos básicos que ocorrem no corpo dos seres vivos (o que os mantém vivos). Compreensão leitora (identificação do assunto de um texto)
Ciências > 1º ano/ 2º ano > Seres vivo Associar o desenvolvimento dos seres vivos (e suas fases) com as modificações físicas dos organismos
Ciências > 3º ano/ 4º ano > Seres vivos Reconhecer a classificação de vertebrados e invertebrados uma das mais abrangentes
Ciências > 3º ano > Seres vivos Reconhecer que dentro da categoria mamíferos existem animais com características físicas e modo de vida bem distinto
Ciências > 3º ano > Seres vivos Compreender que as classificações são estabelecidas a partir de critérios
Ciências > 3º ano > Seres vivos Operação reversa: a partir das características, identificar o grupo (classe) animal
Ciências > 3º ano > Seres vivos Construir uma visão geral acerca das classes dos animais a partir dos seus atributos característicos
Ciências > 3º ano > Seres vivos Reconhcer a extinção de espécies como um processo natural, decorrente muitas vezes de alterações ambientais
Ciências > 5º ano > Seres vivos Compreender que os impactos ambientais provocados pelos seres humanos interferem diretamente nos processos naturais, aumentando o risco e a velocidade do desaparecimento de espécies
Ciências > 4º ano > Seres vivos Compreender que as cadeias alimentares expressam hierarquias entre os seres vivos que mantêm uma relação alimentar entre si (produtores x consumidores)
Ciências > 2º ano/ 3º ano > Seres vivos Compreender que os impactos provocados pelos seres humanos não se restringem apenas ao local onde as ações são realizadas
Ciências > 4º ano > Seres vivos Associar a extinção de seres vivos tato a fatores naturais como humanos
Ciências > 2º ano > Seres vivos Reconhecer que é possível modificar o ambiente sem danificá-lo ou colocá-lo em condição de degradação
Ciências > 4º ano/ 5º ano > Seres vivos Associar a picada de alguns animais venenosos à circulação sanguínea, a rápida ação do veneno no organismo humano e à necessidade de providências urgentes. Capacidade de elaborar um pequeno texto, articulando diversas ideias
Ciências > 3º ano/ 4º ano > Água Reconhecer que a água tem múltiplos usos, sendo um recurso de extrema importância em todas as sociedades humanas
Ciências > 3º ano > Água Reconhecer a propriedade da água de mudar de estado quando alteradas as condições de temperatura
Ciências > 3º ano > Água Reconhecer que a água pode encontrar-se em mais de um estado em uma mesma situação
Ciências > 4º ano > Água/ Solo Compreender a erosão como um dos fenômenos que pode ter causa natural mas que também pode decorrer da ação dos seres humanos no ambiente/ paisagem
Ciências > 4º ano > Água/SoloCompreender a erosão como um dos fenômenos que pode ter causa natural mas que também pode decorrer da ação dos seres humanos no ambiente/ paisagem
Ciências > 2º ano > ÁguaAdquirir consciência da necessidade de se adotar boas práticas de uso da água, por se tratar de recurso natural relativamente escasso, ainda que pareça abundante
Ciências > 2º ano > ÁguaAdquirir consciência da necessidade de se adotar boas práticas de uso da água
Ciências > 5º ano > Água Compreender a importância dos cuidados com águas paradas (limpa ou de esgoto)
Ciências > 5º ano > ÁguaDiferenciar a eficácia da fervura e da filtragem da água, dependendo do tipo de impropriedade que apresenta
Ciências > 4º ano/ 5º ano > ÁguaCompreender o atendimento de saneamento básico e o acesso à água tratada como direitos básicos de cidadania e os danos que a falta deles causa
Ciências > 5º ano > ÁguaAssociar a presença de sais minerais na água mineral; compreender que os sais minerais são importantes para o nosso organismo, mas que nem toda água mineral é pura e saudável
Ciências > 5º ano > ÁguaCompreender que o ciclo da água é um processo básico da dinâmica do planeta Terra; existia no passado remoto, há no presente e continuará existindo no futuro
Ciências > 4º ano/ 5º ano > ÁguaCompreender que o esgoto é uma fonte de contaminação da água, podendo afetar mananciais e lençóis freáticos
Ciências > 4º ano/ 5º ano > ÁguaCaracterizar a energia produzida por hidrelétricas como energia renovável e, por isso, ambientalmente sustentável, ao contrário das energias produzidas com combustíveis fósseis
Ciências > 2º ano > ÁguaAdquirir consciência da necessidade de se adotar boas práticas de uso da água
Ciências > 5º ano > EnergiaEstabelecer relações e articulações entre diversas informações acerca da energia hidrelétrica
Ciências > 5º ano > EnergiaCompreender que os seres humanos, ao longo do tempo, encontraram diferentes modos de obter energia para facilitar ou assegurar a sua sobrevivência
Ciências > 5º ano > EnergiaElaborar ideias mais articuladas acerca das relações estabelecidas entre os seres vivos, empregando conceitos químicos e biológicos
Ciências > 3º ano > Energia Compreender que os seres humanos sempre observaram a natureza e a partir dela procuraram encontrar soluções para as suas necessidades
Ciências > 5º ano > EnergiaAssociar eficiência energética e acessibilidade econômica (preço baixo) como fatores importantes no estabelecimento de fontes de energia para a população
Ciências > 5º ano > EnergiaCompreender a tecnologia que possibilita a produção da maior parte da energia consumida no Brasil
Ciências > 3º ano/ 4º ano > EnergiaReconhecer o vento como resultante do deslocamento de massas de ar quentes e frias, o que ocorre constantemente na atmosfera, ainda que com velocidades variáveis
Ciências > 2º ano > Corpo humano Adotar hábitos de segurança como principal forma de evitar acidentes domésticos
Ciências > 5º ano > Corpo humano Associar a produção do suor ao mecanismo natural do corpo para manter a temperatura interna
Ciências > 2º ano/ 3º ano > Corpo humanoCompreender que não são apenas os seres humanos que organizam a suas atividades entre o dia e a noite
Ciências > 2º ano > Instrumentos de observaçãoReconhecer tecnologias associadas às investigações científicas
Ciências > 2º ano > Corpo humano Associar a visão com o olho, o paladar com a língua, a audição com a orelha, o olfato com o nariz e o tato com a pele
Ciências > 2º ano > Corpo humano Associar a visão com o olho, o paladar com a língua, a audição com a orelha, o olfato com o nariz e o tato com a pele
Ciências > 3º ano > Corpo humano Compreender que o corpo, ao longo de toda a vida, passa por mudanças e transformações, próprias da nossa espécie
Ciências > 3º ano/ 5º ano > Corpo humano Conscientizar-se de que o envelhecimento é um processo natural e que ele pode ser vivido de modo saudável
Ciências > 5º ano > Corpo humano Associar diferentes procedimentos de atendimento para acidentes de acordo com o tipo e gravidade deles
Ciências > 4º ano/ 5º ano > Corpo humano Compreender que qualquer organismo, para manter-se vivo, consome energia
Ciências > 5º ano > Corpo humano Reconhecer bactérias e vírus como microrganismos e que uma parte deles podem causar doenças entre os humanos
Ciências > 1º ano/ 2º ano > Corpo humano Reconhecer que apesar das diferenças físicas existentes entres os indivíduos, temos muito mais semelhanças entre nós
Ciências > 5º ano > Corpo humano Compreender que, entre os diversos sistemas do corpo humano, o reprodutor é o único que apresenta diferenças mais marcantes entre os sexos
Ciências > 5º ano > Corpo humano Associar a ingestão de água com o funcionamento do sistema urinário e relaciona-lo com a eliminação de substâncias prejudiciais à saúde
Ciências > 5º ano > Corpo humano Relacionar reações do organismo ao exercício à busca pelo reequilíbrio, de modo a voltar a funcionar normalmente
Língua Portuguesa > 4º ano > Terminações verbais; pessoas do discursoReconhecer os verbos e estabelecer relações entre as terminações verbais, os pronomes pessoais e as pessoas do discurso