Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Composição do Sistema de Numeração Decimal

Quanto vale o algarismo 5 nos números abaixo:

Por que perguntar
Decompor em ordem e classe um número natural constituído por centena.
Por trás da pergunta
Compreender os princípios de unidade, dezena e centena no sistema de numeração decimal.
O que fazer antes

O aluno precisa compreender que no sistema de numeração decimal  existe uma relação entre algarismos e valor posicional. O material dourado possibilita ao aluno compreender que o número 532 é composto com 500 unidades, e que o algarismo 5 na casa das centenas tem um valor ou quantidade diferente de que se estivesse na casa das unidades. Promova atividades em que os alunos tenham que manusear esse material, representando diversos números. Será interessante se a atividade for desenvolvida em duplas, em que os próprios pares discutam a resolução e, em um segundo momento, duas duplas discutam entre si os resultados a que chegaram.

O que fazer depois

Atividades com dominó de números decompostos é uma boa atividade para que o aluno desenvolva a noção de quantidades e o conceito de valor posicional no sistema de numeração decimal. Exemplo: o número  532 de um lado do dominó equivalerá à 500+30+2 em outra peça. O professor pode confeccionar o dominó em E.V.A ou cartolina.

Gabarito