COMPLETE A SEQUÊNCIA COM OS NOMES INDICADOS ABAIXO. CADA NOME DEVERÁ INICIAR COM A LETRA FINAL DO NOME ANTERIOR. OBSERVE QUE A LETRA FINAL DE UM NOME DEVE SER A MESMA LETRA INICIAL DO PRÓXIMO NOME.
ALICE – LUCAS – SANDRA
Língua Portuguesa
1º ano
Nome próprio; letras inicial e final; sequência de palavras
COMPLETE A SEQUÊNCIA COM OS NOMES INDICADOS ABAIXO. CADA NOME DEVERÁ INICIAR COM A LETRA FINAL DO NOME ANTERIOR. OBSERVE QUE A LETRA FINAL DE UM NOME DEVE SER A MESMA LETRA INICIAL DO PRÓXIMO NOME.
ALICE – LUCAS – SANDRA
A finalidade é que a criança amplie o seu repertório de letras ao observar a escrita dos nomes de seus colegas, comparando-os com o seu e tomando esses nomes e essas letras como referência para o progressivo aprendizado de outras palavras. Proponha o uso de letras móveis, cartelas com imagens ou jogos (como bingo de letras, dominó de palavras, jogo da memória com imagem e palavra, etc.) que possibilitem as mais diversas atividades de cópia, leitura e análise da escrita.
Reforce o trabalho com os alunos, explorando diferentes categorias, tais como: nomes de amigos, nomes de família, nomes dos alunos da turma, nomes das pessoas do bairro, nomes femininos, nomes masculinos, nomes curtos, nomes extensos, nomes que iniciam ou terminam com a mesma letra, nomes com duas, três ou mais sílabas, nomes compostos, apelidos. Os alunos poderão criar outros grupos de nomes ou inserir novos nomes nos grupos existentes.
Questões em destaque