Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
1º ano
Comparação de medidas

OBSERVE AS MENINAS  E SEUS TAMANHOS

A)
QUAL DAS MENINAS É A MAIS ALTA?

B) QUAL DAS MENINAS É A MAIS BAIXA?

C) COMPARANDO A JÚLIA E A CLARA, QUAL DELAS É A MAIS ALTA?

Por que perguntar
Identificar a maior medida – comparação de números.
Por trás da pergunta
Reconhecer tamanhos diferentes comparando suas medidas.
O que fazer antes

Atividades como medir a altura das crianças com um barbante pode ser uma boa opção para que possam fazer comparações entre medidas. Produção de desenhos dos colegas em tamanho real, utilizando papel bobina (desenho do contorno do corpo) pode ser outra estratégia para que os alunos possam comparar tamanhos diferentes.

O que fazer depois

Proponha uma atividade em que os alunos tenham que formar diferentes filas por ordem de tamanho: todos os alunos, só os meninos, só as meninas, todos os aniversariantes do mês, etc, de modo que eles percebam que o maior em uma situação, pode não ser o maior em outra. Após a atividade, propor uma roda de conversa onde os alunos socializam suas respostas e justificam-nas.

Gabarito

a) Ana.