Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Corpo humano

Imprimir

Veja o que disse a menina.

Ilustração: Getty Images


Você acha que a decisão desse menino está certa? Quais as consequências que ela pode acarretar?

Por que perguntar
Apontar as consequências da falta de ingestão de água.
Por trás da pergunta
Associar a ingestão de água com o funcionamento do sistema urinário e relaciona-lo com a eliminação de substâncias prejudiciais à saúde.
O que fazer antes

Os alunos possivelmente não terão dificuldade em associar a ingestão de bebidas com a produção de urina. O que talvez eles não tenham consciência ainda é quão importante é beber uma quantidade adequada de líquido para que todo o sistema urinário possa funcionar adequadamente e assim poder eliminar toxinas que são prejudiciais ao organismo. Saliente como é importante ingerir água, e não apenas bebidas industrializadas, e que essa água deve ser potável, ou seja, ter sido tratada ou naturalmente saudável.

O que fazer depois

Amplie as situações que eventualmente possam também ser vistas como supostamente “limitadoras” do tempo de brincar: vou parar de comer; vou parar de dormir, vou parar de tomar banho... Analise com a turma os prejuízos que cada uma dessas “decisões” acarretaria.

Gabarito

Não, não é correta porque a água que bebemos hidrata o nosso corpo, é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestório e também para o sistema urinário. A pouca ingestão de água também pode acarretar problemas no sistema circulatório, podendo afetar ainda, em casos mais graves, o sistema nervoso. Deixar de beber água na quantidade necessária pode sobrecarregar os rins, trazendo alterações no sangue e dificultando a eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo.