Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano/ 3º ano
Corpo humano

A maioria dos humanos desenvolve suas atividades durante o período diurno, dedicando a maior parte das noites para dormir e descansar.

O que distingue os animais de hábitos noturnos dos de hábitos diurnos? Cite um exemplo de cada um deles.

Por que perguntar
Distinguir animais de hábitos diurnos de noturnos.
Por trás da pergunta
Compreender que não são apenas os seres humanos que organizam a suas atividades entre o dia e a noite.
O que fazer antes

Inicie fazendo uma lista, com a participação dos alunos, das atividades que eles realizam durante o dia. Depois, liste o que eles fazem à noite. Compare as atividades, de modo que eles percebam como grande parte do que fazem, realizam durante o dia. Comente, então, que há pessoas que, por necessidade ou preferência pessoal, realizam a maior parte de suas atividades à noite. Explique então que entre os demais animais também se verificam casos daqueles cujos hábitos são predominantemente diurnos ou noturnos. Conclua nomeando então: animais de hábitos diurnos e de hábitos noturnos.

O que fazer depois

Reforce os conceitos diurno e noturno. Amplie, informando que é possível dividir o período diurno em dois períodos: matutino e vespertino = o que ocorre à tarde; próprio do período da tarde.

Gabarito

Os animais de hábitos diurnos realizam suas ações predominantemente durante o dia, enquanto os de hábito noturno alimentam-se, deslocam-se e praticam outras atividades durante à noite.  Entre os exemplos, os alunos podem mencionar como os animais de hábito diurno as galinhas e os cães, enquanto que os gatos e lobo-guará podem ser citados entre os de hábitos noturnos.