Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Formação de novas palavras; troca ou substituição de letras

Imprimir

Observe as imagens e complete os quadrinhos em branco para formar novas palavras, trocando apenas uma letra em cada conjunto de palavras.








Fotos: Getty Images

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos conseguem perceber que, mediante a troca de letras, novas palavras podem ser formadas.
Por trás da pergunta
Perceber que as palavras diferentes variam quanto ao número, ao repertório e à ordem de letras e compreender que, ao excluir, trocar ou substituir letras, novas palavras podem ser formadas.
O que fazer antes

A partir de palavras conhecidas dos alunos, trabalhe com a troca, exclusão ou substituição de letras ou sílabas para a formação de novas palavras por meio de atividades ou jogos em sala de aula. Promova um trabalho de identificação e análise referente ao número de letras, letras que se repetem, troca da letra inicial, no meio da palavra, letra final. Estimule a comparação da letra inicial e final, para que os alunos percebam quando é consoante e quando é vogal.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras ou sílabas e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Trabalhe com a supressão e a troca de letras no meio de palavras, para que os alunos percebam a relação entre fonemas e grafemas, contribuindo para a convencionalidade da escrita.

Gabarito

a) FACA/MACA; MAPA/MATA; BOLA/BOCA

b) Respostas pessoais. Espera-se que os alunos já tenham construído a noção de  frase, iniciando-a com letra maiúscula e fazendo uso da pontuação adequada.