Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Energia

Leia com atenção a afirmação a seguir.

Uma embarcação egípcia movida à vela, um moinho de vento e uma usina eólica são exemplos de como, há muito tempo, os seres humanos descobriram o poder da força do vento.

Escreva um pequeno texto explicando o que você aprendeu sobre o uso dos ventos pelos seres humanos ao longo do tempo.

Por que perguntar
Reconhecer o aproveitamento do vento para produzir energia como prática comum no passado e importante no presente.
Por trás da pergunta
Compreender que os seres humanos sempre observaram a natureza e a partir dela procuraram encontrar soluções para as suas necessidades.
O que fazer antes

Os alunos devem apreciar narrativas que contem como era a vida dos seres humanos no passado. Conte para eles, por exemplo, que foi observando a natureza que alguns indivíduos concluíram que os deslocamentos de uma embarcação, movida pela força das remadas, poderiam ser mais rápidos se nela fosse colocada uma vela que aproveitasse a força do vento. Mostre, por meio de fotos de pinturas egípcias antigas, que há milhares de anos eles aprenderam a fazer isso. Um bom exemplo pode ser encontrado em https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Maler_der_Grabkammer_des_Menna_013.jpg .

Do mesmo modo, há mais de mil anos povos asiáticos fazem uso de moinhos de vento para moer grãos (e com a farinha produzida fazer pães). Eles foram criando e recriando uma estrutura com pás, capaz de mover uma pesada pedra, chamada mó, colocada sobre outra pedra, onde se coloca os grãos. A compressão da pedra girando sobre a outra triturava os grãos e, assim, se obtinha a farinha (veja uma imagem ilustrativa em https://sites.google.com/site/cemallagos/francisco-castelo/a-mo ). Esclareça que antes disso, os moinhos de vento serviam para levar água por meio de canais, para irrigar os campos cultivados.

Ainda hoje, continuamos observando a natureza e o mesmo princípio do moinho serviu de base para a construção de aerogeradores, por meio dos quais se consegue gerar energia elétrica. E como ela não gera poluição, é considerada energia limpa.

O que fazer depois

Prepare uma oficina em que os alunos, utilizando papel colorido (quadrados de 20 cm), criem cata-ventos.

Gabarito

Em sua resposta, os alunos devem mencionar que desde os seus primórdios, os seres humanos foram observando a natureza para poder sobreviver. E, por meio da observação, criando tecnologias para resolver as suas necessidades. A força dos ventos pode movimentar barcos, moinhos de vento, aerogeradores ou um simples cata-vento, por exemplo.