Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Palavras com e sem til na letra A final

Leia a frase a seguir e responda às questões.

Toda manhã, aquela criança fazia manha quando levantava cedo para ir à escola.

a) Na frase acima, há duas palavras com a escrita semelhante, mas que apresentam significados diferentes. Quais são essas palavras e o que as diferencia na escrita?

___________________________________________________________________

b) Agora, E escreva duas frases para cada conjunto de palavras indicadas abaixo, estabelecendo as diferenças entre elas.

Galã x gala

Divã x diva

Vilã x vila

Por que perguntar
Reconhecer as diferenças de escrita e de sentido entre as palavras com e sem til na letra A final
Por trás da pergunta
Estabelecer correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos; bem como à leitura e ao registro adequado de palavras com marcas de nasalidade (til).
O que fazer antes

Proponha alguns jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras terminadas em à e ÃO. Escreva as palavras no quadro e proponha aos alunos que analisem por meio da comparação, contagem de letras e de sílabas. Reforce a diferenciação entre palavras com e sem til na letra A final, destacando a escrita e o significado das palavras. A vogal nasal à aparece geralmente nos ditongos nasais ÃO e ÃE, em palavras como pão e pães, capitão e capitães, alemão e alemães. Contudo, pode aparecer também no fim das palavras, dando tonicidade à sílaba a qual pertence.

(Texto adaptado de:https://www.normaculta.com.br. Acesso em: 28 jun.2017.).

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem as diferenças entre palavras escritas com à E A. Apresente exemplos. Realize jogos de bingo de figuras e palavras, nos quais os alunos trabalham com hipóteses sobre a escrita e sistematizam os conhecimentos.

Gabarito

a) As palavras são manhã e manha. O que as diferencia na escrita é que uma apresenta o til na letra A final e a outra não.

b) Sugestão de resposta

Galã x gala

• Não gosto daquele galã da novela.

• Ontem teve um jantar de gala em comemoração aos 30 anos da empresa.

Divã x diva

• Sente-se no divã e descanse.

• Você está querendo se passar por uma diva?

Vilã x vila

• Farei o papel de vilã no teatro da escola.

A construção da vila olímpica ficou muito bonita!