Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano/ 4º ano
Seres vivos

Você já percebeu que os cientistas classificam tudo o que existe na natureza: seres vivos e seres não vivos, reino animal, reino vegetal, animais aquáticos, animais terrestres, etc.

Entre os animais, uma das classificações mais abrangentes é a que distingue os animais vertebrados dos invertebrados.

a) Qual o critério que os cientistas utilizam para classificar um animal como vertebrado?

b) No pátio da sua escola (ou em uma praça próximo dela) existe algum animal invertebrado? Qual?

c) Qual animal vertebrado de que você mais gosta?

Por que perguntar
Identificar o que diferencia animais vertebrados dos invertebrados.
Por trás da pergunta
Reconhecer a classificação de vertebrados e invertebrados uma das mais abrangentes.
O que fazer antes

Formule uma frase em que se empregue o a palavra abrangente e pergunte se os alunos sabem o que ela significa. Esclareça que abrangente é algo que envolve, abarca, que reúne muitas coisas. Por exemplo, se eles tivessem que classificar todos os objetos que existem dentro da escola, fariam uma lista enorme de coisas, ou seja, muito abrangente. Mas se essa lista fosse composta apenas por objetos feitos de plástico, a lista ficaria reduzida. Explique que ao estabelecemos a separação de coisas a partir de um critério (objetos feitos de plástico) estamos promovendo uma classificação. Mostre como em Língua Portuguesa eles sabem classificar palavras pelo número de sílabas ou pelo tipo de acentuação. Em Matemática eles sabem classificar objetos segundo as formas geométricas.

Retome então o conceito de seres vivos, mostrando como ela é muito abrangente, ou seja, inclui coisas muito diversas entre si, como um mosquito, um elefante, um trevo e uma árvore. Então, os cientistas classificam os seres vivos segundo as suas características. Esclareça que características são aqueles traços que marcam, que identificam algo. Um dos critérios que eles utilizam é se são vegetais ou animais. Dentro desse último grupo, uma grande divisão é entre animais vertebrados e invertebrados. Explique que o distingue uns dos outros é a presença de coluna vertebral e um crânio, e que a função dessa coluna é sustentar o corpo do animal.

O que fazer depois

Explore o significado dos termos: vertebrado, vértebras, ossos, sustentação (do corpo). Cite exemplos de animais vertebrados, se possível com apoio de imagens. Depois, mostre (com ajuda de imagens) como os invertebrados podem ter constituição física muito diversa: polvo, lula, estrela do mar, ouriço do mar (invertebrados marinhos), borboleta, aranha, bebedouro, louva-deus, joaninha, abelha e outros insetos.

Gabarito

a) A presença de uma coluna vertebral.

b ) Sim: possivelmente minhoca, formiga e outros insetos.

c) Resposta pessoal. O importante é que seja citado um animal vertebrado.