Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
4º ano
Frações

Franciele precisa organizar melhor o seu tempo, pois termina a semana muito cansada e ainda assim não conclui todas as tarefas que precisa fazer.

Franciele acorda às 6:00 da manhã e às 8 horas já está no trabalho, onde faz traduções. Lá, fica até às 12 horas, quando sai para almoçar e resolver assuntos pessoais, como ir ao banco. Entre 14 e 18 horas ela faz um curso para ser intérprete. Franciele sai correndo do curso porque às 19 horas começam as aulas na escola de idiomas onde ela é professora. Quando chega em casa são 22 horas e leva uma hora até conseguir se deitar.

Considerando que o dia tem 24 horas, construa um diagrama em que seja possível representar em frações a distribuição das atividades de Franciele. Para facilitar, faça dois diagramas, representando 12 horas cada um (da meia-noite ao meio-dia e do meio-dia à meia-noite).

Por que perguntar
Dividir o período de um dia (24h) em vários períodos menores.
Por trás da pergunta
Desenvolver habilidades de percepção de que frações estão relacionadas a situações do dia a dia, mesmo que isso não seja evidente.
O que fazer antes

Retome a representação numérica das horas. Caso os alunos ainda não tenham aprendido, apresente a eles a divisão em 24 horas (e não apenas em 8 horas da manhã e 8 horas da noite). Ofereça situações em que eles possam fazer leituras de horas.

Em um segundo momento, mostre como é possível representar o tempo em formas de diagrama. Se dividido em 24 partes, cada fração representará 1 hora; se dividido em 48 partes, cada fração representará 30 minutos.

Peça, então, que os alunos representem nesses diagramas a sua rotina: quando levantam, quando saem para a escola, quando retornam, quando vão dormir, entre outras atividades. Peça que eles contabilizem o tempo que dispendem em cada atividade ou em seu descanso. Reunidos em duplas, os alunos podem comparar as rotinas entre si, identificando a duração das atividades e o número de horas de sono de cada um. Abra uma discussão coletiva a respeito da representação do tempo nesse diagrama (habilidade que será bastante valiosa também para as aulas de História, em que os alunos terão de construir suas primeiras linhas do tempo, em que também estará em jogo a representação gráfica do tempo, embora nesse caso a unidade de referência sejam os anos).

O que fazer depois

Faça a correção coletiva da questão, iniciando pela leitura e compreensão do problema apresentado. Compare os diagramas dos alunos e dê oportunidade para que contem como pensaram ao produzi-los. Por fim, contabilize o tempo que ela leva realizando cada uma delas e compare a duração delas, entre mais longa e mais curta.

Gabarito