Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Estimativa

A biblioteca da escola está sendo ampliada para poder receber mais livros, já que os alunos gostam muito de ler. A bibliotecária precisa calcular a quantidade de novas estantes que precisam ser compradas.

Atualmente, ela sabe que, em média, cada prateleira comporta cerca de 50 volumes e que os 8690 livros estão dispostos em 200 prateleiras. A previsão é de que a cada ano sejam comprados 500 novos volumes.

Se for encomendada a mesma quantidade atual de prateleiras novas, elas serão suficientes para

a) 2 anos.

b) 5 anos.

c) 10 anos.

d) 20 anos.

Por que perguntar
Resolver um problema por estimativa.
Por trás da pergunta
Estimar quantidades a partir de diferentes estratégias.
O que fazer antes

Além das situações-problemas apresentadas e resolvidas por escrito, apresente aos alunos situações em que eles possam efetuar o cálculo mentalmente, por estimativa, aproveitando situações cotidianas ou que façam sentido para eles Trabalhar com diferentes propostas de estimativas de forma que os alunos percebam que estimar não é “chutar” um valor, mas procurar evidências que possam ajudá-los a realizar um cálculo aproximativo. Assim, tomando o exemplo da questão, se ele sabe que cabem 50 livros numa prateleira e são 500 livros, podem somar de 50 em 50 até chegar a 500; podem tirar um zero de cada um dos números envolvidos e fazer uma divisão (50:5); se sabe que para 100 livros são necessárias 2 prateleiras, pode ficar mais fácil e rápido decidir quantas prateleiras são necessárias para 500 livros.

O que fazer depois

Peça que os alunos relatem oralmente as estratégias que utilizaram para resolver o problema.

Gabarito

a) 20 anos.