Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
2º ano
Seres vivos

Imprimir

Observe a imagem a seguir.


Foto: Getty Images


Com base na foto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A foto mostra um ambiente pouco modificado pelo homem.

(      ) Areia e ar são elementos não vivos desse ambiente.

(      ) A água é um elemento vivo presente no ambiente.

(      ) As plantas são seres vivos.

(      ) Embora não se possa ver, no mar há muitos seres vivos.

Por que perguntar
Identificar elementos vivos e não vivos presentes na sala de aula/escola.
Por trás da pergunta
Distinguir ser vivo de não vivo.
O que fazer antes

A primeiro nível de estudo dos ambientes é reconhecer os elementos vivos dos não vivos. Os primeiros se caracterizam, basicamente pelo ciclo nascimento, crescimento (desenvolvimento), reprodução e morte. Troque ideias acerca de exemplos de seres vivos, com ciclos de vida de duração bem variada, de modo que os alunos percebam que há organismos que vivem poucos dias (alguns insetos, por exemplo) e outros podem viver centenas de anos (algumas espécies de árvore, por exemplo). Esclareça que o solo, o ar e a água são importantes para os seres vivos, mas que não são elementos vivos.

O que fazer depois

A partir da mesma foto ou de outras, peça que os alunos identifiquem seres vivos e não vivos presentes.

Gabarito

(  V   ) A foto mostra um ambiente pouco modificado pelo homem.

(   V   ) Areia e ar são elementos não vivos desse ambiente.

(   F   ) A água é um elemento vivo presente no ambiente.

(   V   ) As plantas são seres vivos.

(   V   ) Embora não se possa ver, no mar há muitos seres.