Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia o texto a seguir.

Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos fazendo e refazendo os materiais de nossas células. Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos ou brincamos, estamos consumindo energia química gerada pelo nosso próprio organismo. E o nosso combustível vem dos alimentos que comemos.

Disponível em: http://chc.org.br/a-quimica-da-digestao/ . Acesso em 1 jun 2017.

Agora responda:

a) Do que trata o texto?

b) Descreva o processo pelo qual os alimentos passam em nosso corpo até que possamos extrair energia deles.

Por que perguntar
Descrever de modo simplificado o processo de transformação dos alimentos em energia.
Por trás da pergunta
Reconhecer os processos básicos que ocorrem no corpo dos seres vivos (o que os mantém vivos). Compreensão leitora (identificação do assunto de um texto).
O que fazer antes

Os alunos já estudaram a alimentação e sua importância bem como o processo de transformação deles pelo sistema digestório. Agora, eles articularão esses conhecimentos à uma terceira ideia: por meio dos alimentos obtemos os nutrientes que, por meio de reações químicas, geram a energia que permite a manutenção da vida. Portanto, será preciso fazer a recuperação de todos esses conhecimentos prévios (que devem estar relativamente consolidados) para que eles possam então chegar a esse último nível de entendimento (a ser bastante ampliado nos anos finais do Ensino Fundamental). Intuitivamente, os alunos já têm a ideia de que nosso corpo precisa de energia para viver. Agora, eles podem começar a compreender que essa energia é o resultado da combustão dos nutrientes obtidos por meio da alimentação e o oxigênio (obtido pela respiração), noção complexa para essa faixa etária.

O que fazer depois

Como se trata, de certa forma, de um conteúdo de fechamento (dizemos de “amarração”) de uma série de conhecimentos que vêm sendo tratados desde o 2º ano, assegure-se que todos os alunos de fato entenderam, ainda que de modo simplificado, toda a dinâmica do organismo humano relacionada à alimentação/produção de nutrientes/geração de energia. Ter consciência desse processo pode representar um importante fator para que o aluno associe sua alimentação à sua saúde e qualidade de vida.

Gabarito

a) O texto trata da energia que o nosso corpo obtém por meio dos alimentos e que é consumida enquanto estamos vivos.

b) Durante o processo de digestão, os alimentos passam por uma série de transformações (físicas e químicas), gerando nutrientes. O sangue leva até as células esses nutrientes que, associados com o oxigênio, geram a energia necessária para nosso corpo manter-se vivo.