Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Urso polar
Foto: Getty Images

O urso polar é um animal de tamanho grande, que chama atenção pela sua pelagem branca, que o ajuda a se confundir no ambiente em que vive, sempre gelado. Como se alimenta apenas de carne, o urso polar só é encontrado onde há focas em quantidade, que é a base da sua alimentação.

A extração de petróleo, a caça predatória e a poluição das águas do polo Ártico (no norte do planeta) são algumas ações humanas que têm colocado a vida desses animais em risco.

Com base no texto, identifique o hábitat (e suas características) onde vive o urso polar.

Por que perguntar
Identificar características de um habitat.
Por trás da pergunta
Associar o habitat às condições de vida.
O que fazer antes

Depois de reconhecer que os ambientes são compostos de seres vivos e não vivos, os alunos devem compreender que há relação entre esses elementos, que caracteriza cada ambiente. Apresente alguns ambientes naturais, como florestas e mares, explorando as relações ali encontradas, apresentando o termo habitat. A leitura de textos paradidáticos pode ser um recurso complementar importante (verifique a presença deles na biblioteca da escola). Introduza a noção de que os seres humanos criam ambientes artificiais para criar animais, como os aquários e as fazendas. Nesse caso, a sobrevivência desses animais fica completamente dependente dos humanos, pois eles não encontram meios de conseguir alimentos por conta própria.

O que fazer depois

Procure saber se os alunos que não responderam corretamente não o fizeram porque não sabiam o que é habitat ou porque tiveram dificuldade na compreensão do texto.

Gabarito

O polo Ártico, área permanentemente gelada, onde há presença de focas.