Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Texto informativo; compreensão leitora

Leia o texto e responda às questões.

ELA É SUPER

Conheça as habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.

Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja. Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.

Como tem pernas curtas, ela não corre. Se esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.

Revista Recreio. São Paulo: Abril, n.487, p.20, 9 de jul. 2009. Fragmento.

a) A finalidade desse texto é:

(    ) contar uma história       (    ) anunciar um produto      (   ) informar sobre algo

b) Por que o texto compara a onça-pintada a um guerreiro ninja?

c) De acordo com o texto, a onça-pintada possui habilidades para:

(    ) aguçar o olfato          (    ) caçar e se proteger

(    ) se esconder              (    ) ficar invisível

d) Como tem pernas curtas, a onça-pintada não corre. Qual a estratégia utilizada por ela para conseguir atacar suas presas?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o texto informativo e suas características.
Por trás da pergunta
Reconhecer o texto informativo, identificando, dessa forma, seu objetivo que é o de informar sobre um determinado assunto. Além disso, é importante reconhecer as principais características, identificar informações explícitas e implícitas e inferir o senti
O que fazer antes

A finalidade dos textos informativos é a de comunicar a ideia geral sobre um tema, fato, etc. São textos organizados em parágrafos, com a intenção de apresentar informações gerais, sem um estudo aprofundado. Nesse sentido, estão compreendidos os textos de jornais, revistas, folhetos, enciclopédias, dentre outros. Ao trabalhar com os textos informativos, sempre que possível, mostre imagens e vídeos a respeito do assunto que está sendo abordado para que os alunos possam construir uma ideia melhor a respeito do tema. Proponha que os alunos pesquisem as palavras com significado desconhecido no dicionário, tragam outras informações e façam um resumo do texto para que estudem o tema com mais profundidade, retirando de cada parágrafo a ideia principal. Promova debates para troca de ideias sobre o tema junto aos alunos da turma.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, verifique o que precisa ser retomado em relação à leitura e compreensão do texto pelos alunos. Reforce a necessidade de que, dependendo da situação, é preciso ler várias vezes um mesmo texto, de modo a compreender e assimilar a maior quantidade possível de informação, tendo em vista a ideia principal; as ideias secundárias; os detalhes; as informações apresentadas em diagramas, ilustrações, tabelas, etc. Recomenda-se, ainda, que antes da leitura se faça uma discussão sobre o tema para levantar os conhecimentos prévios existentes.

Gabarito

a) Informar sobre algo.

b) Porque ela é capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, os mesmos poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.

c) Caçar e se proteger.

d) A onça-pintada se esconde, segue as presas e salta de repente sobre elas, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.