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QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
4º ano
Conversão de medidas

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Durante as aulas de Matemática, você aprendeu a fazer a conversão de metros para centímetros. Agora faça as conversões necessárias usando metro e centímetros

a) Quantos centímetros tem uma janela que mede 2,10 m de largura?

b) E quantos centímetros tem uma cama que mede 1,93 m de comprimento?

c) Quantos metros tem um travesseiro que mede 125 cm de largura?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo medidas em centímetro e metro.
Por trás da pergunta
Verificar a compreensão das regras de conversão de medidas do sistema métrico em situações do cotidiano.
O que fazer antes

No cotidiano é comum situações que necessitam a tomada de medidas envolvendo centímetros e metros. Apresente aos alunos alguns instrumentos que podemos utilizar para essas medições domésticas, como fita métrica e trenas. Proponha que os alunos façam medições diversas utilizando o instrumento que geralmente dispõem, a régua: livro, caderno, lápis, estojo, apontador, borracha, etc. Oralmente, conduza uma conversa em que eles possam comparar as medidas encontradas, identificando a maior e a menor. Peça então que eles façam a medição de algo de tamanho bem maior, e que a régua não seja o melhor instrumento. Ensine-os a manusear a fita métrica e a trena e a ler as medidas por elas. Chame atenção para as situações em que a unidade de medida centímetro é adequada em quando o metro passa a ser mais adequado.

Passe então a formular oralmente situações envolvendo medidas em centímetros maiores a 100, mostrando que nesses casos coo podemos converter os centímetros em metros. Ofereça diversas situações em que os alunos possam realizar outras medições e conversões (como medição do tamanho da cama, do travesseiro, da escova de dentes, etc).

O que fazer depois

A questão solicita dos alunos a conversão de metro para centímetro (itens a e b) e de centímetro para metro. Verifique se há casos de alunos que erraram as duas conversões ou apenas uma delas, auxiliando-os, individualmente, na superação da dificuldade, que pode indicar o não entendimento das equivalências (ex: 2,10 m = 210 cm = 100 cm +100 cm + 10 cm).

Gabarito

a) 210 cm.

b) 193 cm.

c) 1,25 m.