Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano/ 5º ano
Corpo humano

Todo ser vivo tem um ciclo de vida: nasce, cresce, se reproduz e morre. No caso dos seres humanos, um dos períodos da vida é chamado de velhice, quando o corpo passa por mudanças importantes.

a) Explique o que ocorre com o corpo humano nessa etapa da vida.

b) O que deve ser feito, ao longo da vida, para que essa fase da vida seja desfrutada com saúde?

Por que perguntar
Identificar os processos naturais acarretados pelo envelhecimento do corpo.
Por trás da pergunta
Conscientizar-se de que o envelhecimento é um processo natural e que ele pode ser vivido de modo saudável.
O que fazer antes

O Brasil é um país que vive uma grande transformação sócio-demográfica, pois verifica-se um fenômeno novo em nossa sociedade: o alongamento da vida das pessoas.

É provável que os alunos convivam com pessoas mais velhas, como avós ou mesmo bisavós. Essa experiência pode lhes fornecer percepções de comportamentos e fenômenos próprios a pessoas dessa idade, como perda de agilidade no movimento, marcas e expressões faciais (rugas) mais marcantes, alteração na cor do cabelo. Os alunos devem compreender essas alterações como naturais, do mesmo modo que foi natural a troca dos dentes, o crescimento do corpo e será natural que os meninos passem a ter mais pelos no corpo e as meninas passem a ter seios mais salientes. Aprender a encarar o envelhecimento com naturalidade será o primeiro passo para que se tenha maior respeito com os idosos, que também necessitam de alguns cuidados especiais.

Converse com a turma acerca da ideia que é ainda na juventude que começamos a cuidar da nossa velhice, adquirindo hábitos saudáveis, cultivando amigos e diversificando os interesses culturais.

A escola tem importante papel na difusão de novos comportamentos culturais em relação aos idosos. Nesse sentido, a indicação de textos literários que abordem o tema pode ampliar a discussão sobre ele em classe. Verifique se na biblioteca da escola não há obras que possam ser indicadas para os alunos.

O que fazer depois

Verifique a possibilidade de promover com a turma um dia especial, em que os alunos convidem os avós para irem à escola conversar sobre o seu tempo de criança e como é a sua vida hoje. Aprender a ouvir os mais velhos pode ser um ensinamento de grande valia para a formação dos alunos.

Gabarito

a) Há alterações na aparência: os cabelos tendem a ficar brancos, a pele ficar enrugada e a musculatura perde rigidez. Também aparecem algumas limitações ou dificuldades: a movimentação torna-se mais lenta e aumenta o risco de quedas e acidentes. Pode haver perda da capacidade auditiva e de visão.

b) Uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, a convivência com pessoas e vida cultural diversificada podem favorecer uma velhice saudável.