Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Arredondamento envolvendo dezena e centena

Nina pegou um taxi do aeroporto até a sua casa e o valor total da corrida foi de 99 reais. Como, ao pagar, arredondou o valor, ela pagou _____________.

Como estava com muita fome, Nina telefonou para uma pizzaria e pediu uma pizza e um refrigerante, cujo valor total seria de 41 reais. Para facilitar o troco, porém, o atendente disse que ela poderia pagar apenas _________________.

No primeiro caso, o arredondamento foi _________ do que o valor original. No segundo caso, o arredondamento foi ____________ do que o valor original.

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo dezena e centena utilizando arredondamento.
Por trás da pergunta
Reconhecer situações cotidianas em que se faz uso do arredondamento para mais ou para menos, de valores e unidades.
O que fazer antes

Atividades que possibilitem ao aluno compreender situações em que se possa arredondar números inteiros para mais ou para menos. Estes princípios servirão de base para outros raciocínios envolvendo números não inteiros no futuro.

O que fazer depois

Criar oportunidades para que os alunos possam criar estratégias de resolução de problemas fazendo uso de arredondamentos para mais ou menos.

Gabarito

100 reais e 40 reais. Maior, menor.