Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Medidas de tempo e capacidade

Leia algumas informações disponíveis no site da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Curitiba. Leia algumas informações disponíveis no site da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Curitiba.

A imagem foi retirada de http://site.sanepar.com.br/informacoes/economia

Com base nessas informações, responda:

a) Uma família composta por 4 pessoas, em que, diariamente, cada pessoa toma dois banhos, qual será a economia diária feita se esses banhos passarem a ter 10 minutos (e não mais 15)?

b) Se em uma escola, com 300 alunos, todos lavarem a mão (duas vezes por dia), com a torneira sempre aberta, qual será o consumo diário de água apenas com essa ação?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo medidas de tempo e capacidade empregando multiplicação.
Por trás da pergunta
Realizar cálculos com medida de capacidade e tempo.
O que fazer antes

Apresentar aos alunos situações em que medidas de tempo se apresentem relacionadas à medidas de capacidade, de modo que eles comecem a perceber relações de proporção: menos tempo, menor quantidade x mais tempo, maior quantidade. O entendimento dessa relação estará associado à compreensão das propriedades da multiplicação.

O que fazer depois

Buscar com os alunos informações em jornais, revistas, internet, que representem situações nas quais se usem unidades de medida de tempo e capacidade, tais como: vasão de água por minuto em uma hidrelétrica, capacidade da caixa d’água que abastece o bairro e o tempo que é preciso para enchê-la, tempo que se leva para encher de combustível o tanque de um carro, etc. Com base nos dados, levantar discussões sobre o uso de medidas convencionais de tempo e capacidade.

Gabarito

a) 4 x 2 x 70 = 560 ? diários
    4 x 2 x 105 = 840 ? diários.
    A economia seria de 270 litros por dia.

b) 300 x 7 = 2100 ?