Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Observe a moeda e as cédulas a seguir. Depois, escreva nos espaços indicados a quantidade necessária de cada um para formar 100 reais.

Por que perguntar
Conversão de equivalentes monetários.
Por trás da pergunta
Reconhecer que um mesmo valor pode ser composto de diversas maneiras, usando cédulas e moedas.
O que fazer antes

Sequências didáticas envolvendo cédulas e moedas (fantasia) com trocas e composições de valores devem ser trabalhadas com os alunos a fim de familiarizá-los mais com as cédulas e moedas, bem como a fazer trocas e composições utilizando-as. Um exemplo: os alunos podem, com a ajuda da professora, montar um mercadinho com embalagens vazias e usar notas e moedas para fazer as compras. Discussões coletivas devem ser frequentes e levar os alunos a socializar como fizeram os cálculos, se tinham ou não o valor suficiente ou se receberam troco, entre outros.

O que fazer depois

Faça a correção oral propondo que os alunos comparem seus resultados e que contem como chegaram a cada um deles. O professor pode aproveitar e fazer outros questionamentos como: “Quantas moedas de 1 real são necessárias para se conseguir 10 reais? E para conseguir 25 reais?”

Gabarito

100 moedas de R$1,00; 10 notas de R$10,00; 2 notas de R$50,00 e 1 nota de R$100,00.