Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Medidas

Imprimir

Observe a moeda e as cédulas a seguir. Depois, escreva nos espaços indicados a quantidade necessária de cada um para formar 100 reais.

  _________________________________
  _________________________________
  _________________________________
  _________________________________
Por que perguntar
Conversão de equivalentes monetários.
Por trás da pergunta
Reconhecer que um mesmo valor pode ser composto de diversas maneiras, usando cédulas e moedas.
O que fazer antes

Sequências didáticas envolvendo cédulas e moedas (fantasia) com trocas e composições de valores devem ser trabalhadas com os alunos a fim de familiarizá-los mais com as cédulas e moedas, bem como a fazer trocas e composições utilizando-as. Um exemplo: os alunos podem, com a ajuda da professora, montar um mercadinho com embalagens vazias e usar notas e moedas para fazer as compras. Discussões coletivas devem ser frequentes e levar os alunos a socializar como fizeram os cálculos, se tinham ou não o valor suficiente ou se receberam troco, entre outros.

O que fazer depois

Faça a correção oral propondo que os alunos comparem seus resultados e que contem como chegaram a cada um deles. O professor pode aproveitar e fazer outros questionamentos como: “Quantas moedas de 1 real são necessárias para se conseguir 10 reais? E para conseguir 25 reais?”

Gabarito

100 moedas de R$1,00; 10 notas de R$10,00; 2 notas de R$50,00 e 1 nota de R$100,00.