Você aprendeu que dividir é repartir ou distribuir igualmente, certo? Então, reparta igualmente as maçãs abaixo entre Felipe, Jorge e Carlos.
- Por que perguntar
- Agrupar quantidades fazendo uso de dezena.
- Por trás da pergunta
- Construir o conceito de dezena por meio de agrupamento simples.
- O que fazer antes
-
Para compreender o sistema de numeração decimal, o aluno precisa enfrentar situações onde perceba agrupamentos de 10 em 10 unidades, e definir o conceito de dezena. O professor precisa trabalhar, portanto, com atividades que possibilitem ao aluno compreender e construir o conceito de dezena, preferencialmente envolvendo situações problema.
- O que fazer depois
-
O uso de barrinhas do material dourado contribui muito para que o aluno desenvolva a noção de dezena, reconhecendo que 10 cubinhos equivalem a 1 barrinha. Ofereça esse material como recurso para o aluno representar a situação problema, manusear as unidades e depois transcrevê-la para o caderno. Também serão úteis atividades que promovam a reflexão acerca de como funciona o SND.
Uma boa referência bibliográfica para aprofundar-se nesse assunto (numeração) encontra-se no capítulo V do livro Didática da Matemática, organizado por Cecília Parra e Irma Saiz, publicado pela Artmed (1996).