Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Agrupamento de dezena

Você aprendeu que dividir é repartir ou distribuir igualmente, certo? Então, reparta igualmente as maçãs abaixo entre Felipe, Jorge e Carlos.

Por que perguntar
Agrupar quantidades fazendo uso de dezena.
Por trás da pergunta
Construir o conceito de dezena por meio de agrupamento simples.
O que fazer antes

Para compreender o sistema de numeração decimal, o aluno precisa enfrentar situações onde perceba agrupamentos de 10 em 10 unidades, e definir o conceito de dezena. O professor precisa trabalhar, portanto, com atividades que possibilitem ao aluno compreender e construir o conceito de dezena, preferencialmente envolvendo situações problema.

O que fazer depois

O uso de barrinhas do material dourado contribui muito para que o aluno desenvolva a noção de dezena, reconhecendo que 10 cubinhos equivalem a 1 barrinha. Ofereça esse material como recurso para o aluno representar a situação problema, manusear as unidades e depois transcrevê-la para o caderno. Também serão úteis atividades que promovam a reflexão acerca de como funciona o SND.

Uma boa referência bibliográfica para aprofundar-se nesse assunto (numeração) encontra-se no  capítulo V do livro Didática da Matemática, organizado por Cecília Parra e Irma Saiz, publicado pela Artmed (1996).

Gabarito

Cada menino ficará com 10 maçãs.