Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Complete o texto.

Quando uma espécie animal realiza a maior parte de suas atividades durante o dia, dizemos que se trata de um animal com hábitos _________________. Um exemplo é o/a _____________________________.

Mas há outros animais que se locomovem, caçam e se alimentam preferencialmente durante as noites. Nesse caso, classificamos esses animais como de hábitos _____________________. Um exemplo que eu conheço é o/a _________________.

Por que perguntar
Distinguir animais de hábitos noturnos dos de hábitos diurnos e dar exemplos.
Por trás da pergunta
Reconhecer diferentes modos de vida entre os animais.
O que fazer antes

Os alunos sabem o que origina os dias e as noites e também aprenderam que os seres humanos organizam suas atividades ao longo desses dois períodos. Devem ter concluído que a maior parte das atividades humanas ainda são realizadas durante o dia, embora atualmente muitas atividades possam também ser praticadas durante a noite (até mesmo atividades agrícolas, que historicamente exigiam a presença de luz natural para serem desenvolvidas).

Fechando o estudo desse tema nessa etapa escolar, os alunos devem compreender que assim como os seres humanos, os demais animais podem desenvolver suas ações predominantemente durante o dia ou então à noite. Assim, devem entender que há animais que buscam alimento durante o dia enquanto outros os buscam à noite; uns preferem dormir durante a noite, enquanto outros realizam seus deslocamentos nesse período. Alunos que tenham cães e gatos poderão dar testemunhos de como os primeiros são animais diurnos enquanto os segundos, noturnos.

Ao final, os alunos devem ampliar um pouco mais o entendimento no sentido de reconhecer a enorme biodiversidade que caracteriza a natureza.

O que fazer depois

Os alunos poderão criar um jogo de cartas com animais de hábitos noturnos e diurnos. Eles devem criar tantas cartas quantas desejarem, cada uma com um animal que tenha hábitos noturnos ou diurnos (o que deverá exigir alguma pesquisa). Para cada carta com um animal, deve haver outra, correspondente, com uma ilustração de Sol ou Lua. A brincadeira consiste em depositar de costas os dois montes de cartas sobre a mesa, cabendo a cada jogador virar simultaneamente uma carta de cada monte. Se houver correspondência entre a ilustração (Sol ou Lua) e os hábitos de cada animal representado na carta, o jogador forma o par e pega ambas as cartas. Se não formar o par, as cartas são deixadas de lado. Os jogadores seguem jogando até que haja cartas sobre a mesa. Depois, devem voltar a recompor os dois montes, misturando as cartas que não ficaram com nenhum dos jogadores. Seguem jogando em rodadas sucessivas, até que todos os pares sejam formados. Ganha o jogador que formar mais pares.

Gabarito

Hábitos diurnos; exemplos: macacos, pássaros, vaca, galinha, entre outros.

Hábitos noturnos; exemplos: morcegos, onças, gato, lagartixa, vaga-lume, entre outros.