Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano/ 5º ano
Água

Leia o texto a seguir.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças em todo o mundo vêm do consumo de água contaminada.  A água pode trazer mais de 25 tipos diferentes de doenças, como cólera, diarreias agudas e esquistossomose. Entre as crianças, a água mata mais do que qualquer forma de violência, inclusive as guerras. Daí a importância do acesso a uma água de boa qualidade, livre de contaminações.

Fonte: Revista Exame. Edição de 20 de outubro de 2014. Disponível em  http://exame.abril.com.br/tecnologia/8-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-agua/. Acesso em 1º jun 2017.

O texto trata de uma importante questão de saúde, diretamente ligada à qualidade da água.

Elabore um pequeno texto explicando:

• como se pode ter acesso à água de boa qualidade;
• o que é saneamento básico,
• por que é importante ter acesso a ele.

Lembre-se de fazer uso dos seus conhecimentos de Língua Portuguesa, organizando os parágrafos, empregando as regras de pontuação e acentuação das palavras. E não se esqueça de dar um título ao seu texto.

Por que perguntar
Explicar a importância do saneamento básico e do tratamento da água.
Por trás da pergunta
Compreender o atendimento de saneamento básico e o acesso à água tratada como direitos básicos de cidadania e os danos que a falta deles causa.
O que fazer antes

Após o desenvolvimento de uma unidade de trabalho envolvendo diversos aspectos associados à água (o ciclo da água, usos da água, formas como é captada para uso humano), os alunos devem dispor de um repertório de informações e conceitos e devem ter formulado um conjunto de ideias e opiniões que os habilitam a produzir um pequeno texto pessoal sobre o tema. Uma questão como a proposta permitirá, a um só tempo, aferir vários aspectos do desenvolvimento cognitivo dos  alunos: compreensão inicial do tema estudado (ele será retomado durante os anos finais do EF), empregando com correção conceitos e termos apropriados, capacidade de articular ideias com coerência e coesão, e empregar recursos linguísticos que já aprenderam ou estão aprendendo. O texto inicial fornece um contexto e sugere ideias que poderão ajudar na escrita do texto, habilidade que os alunos a essa altura precisam dominar com relativa autonomia.

O que fazer depois

Estabeleça os critérios de avaliação que empregará na correção, determinando o valor de cada aspecto que será observado. Considere, também, os avanços que alunos que apresentavam maior dificuldade no início do ano fizeram, de modo a estimulá-los a continuar progredindo.  Ao devolver a questão corrigida aos alunos, se possível com comentários pessoais,  apresente a eles os critérios que foram observados, de modo que eles possam compreender em que aspectos eles tiveram melhor desempenho e quais ainda precisam melhorar. Nesse sentido, propor a reescrita com base em seus comentários pode ser um exercício valioso para os alunos refletirem sobre sua produção e perceberem que podem aperfeiçoá-la.  Peça que os alunos que produziram bons textos os leiam para os colegas.

Gabarito

A água que é utilizada pela população deve ser tratada em estações de tratamento, de modo que os resíduos e poluentes sejam eliminados antes de seguir, pelos encanamentos, até as moradias, hospitais, escolas, fábricas e demais logradouros. Quando não há esse serviço, pode-se tratar a água como hipoclorito de sódio, além de filtrá-la ou fervê-la.

Saneamento básico é um conjunto de serviços relacionados à coleta e tratamento de esgoto, bem como a coleta de lixo. Esse serviço é importante porque o esgoto (dejetos escoados junto com a água usada) contém inúmeros microrganismos que colocam em risco a saúde da população.