Beatriz vai montar um terrário e reuniu os materiais de que vai necessitar. Veja-os na foto.
Entre os materiais que Beatriz utilizará, há algum ser vivo? Justifique sua resposta.
Foto: Getty Images
Ciências
2º ano
Seres vivos
Beatriz vai montar um terrário e reuniu os materiais de que vai necessitar. Veja-os na foto.
Entre os materiais que Beatriz utilizará, há algum ser vivo? Justifique sua resposta.
Foto: Getty Images
Inicie lançando uma indagação: quem já viu um ser vivo? A partir das respostas das crianças, conduza a conversa de modo que elas cheguem aos atributos próprios dos seres vivos: organismos que nascem, desenvolvem-se/crescem, se reproduzem e morrem. Quando eles conseguirem chegar a essa formalização, dê exemplos e peça que a turma diga se são ou não seres vivos: água, ar, o solo (terra), o fogo. Intuitivamente, elas tenderão a dizer pelo menos que a água e a terra são seres vivos; esclareça, porém, que nenhum desses quatro elementos têm os atributos dos seres vivos, ainda que dois deles sejam imprescindíveis a eles. Essa habilidade discriminatória será essencial para o estudo de Ciências nos anos posteriores.
Explore a imagem da questão, explicando os seres vivos presentes nela são apenas as plantas.
Questões em destaque