Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Energia

Empregando as palavras abaixo, escreva um texto explicando uma das formas de se produzir energia elétrica.

elétrica - turbina - água - desnível

energia - usina - barragem

Por que perguntar
Elaborar um texto explicando como se dá a produção de energia em uma usina hidrelétrica.
Por trás da pergunta
Compreender a tecnologia que possibilita a produção da maior parte da energia consumida no Brasil.
O que fazer antes

A explicação acerca do funcionamento de uma usina hidrelétrica será bastante facilitado se for apresentado à turma ilustrações, esquemas ou fotos. O site da Itaipú Binacional fornece muitas fotos que podem ajudar na sua exposição.

Esclareça que, embora a geração de energia elétrica por meio de hidrelétricas apresente várias vantagens frente à queima de combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão, é preciso considerar que a construção de barragens gera impactos ambientais, com consequências para a população do local e também para os animais. Informe que na construção de algumas usinas, povoados inteiros simplesmente desapareceram, submersos pela água represada. Também foi assim que desapareceu o Salto de 7 Quedas, quando o rio Paraná foi represado para a construção da usina de Itaipu.

O que fazer depois

Peça que vários alunos leiam os textos produzidos, para que eles possam ver como havia diversas possibilidades de organizar as palavras dadas como base.

Gabarito

Entre várias possibilidades, os alunos podem escrever: Usinas hidrelétricas produzem energia por meio do represamento de grande volume de água. O desnível existente entre a barragem e o local onde ficam as turbinas, faz com que haja uma queda da água, cuja força movimenta as pás da turbina, que por sua vez movimenta os geradores que produz a energia elétrica.