Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
3º ano
Escrita de palavras com ÃO; formação de frases; plural de palavras com ÃO

Para escrever o poema “O CHÃO E O PÃO”, a autora Cecília Meireles se utilizou de palavras terminadas em ÃO.

a)
Crie frases com as palavras retiradas do poema.

Pão  __________________________________________________________

Grão  __________________________________________________________

Mão __________________________________________________________

b) Agora, passe as palavras para o plural.

• Pão: ____________

• Mão: ____________

• Grão: ___________

• Limão: ___________

• Melão: ___________

• Irmão: ___________

c)
Que diferenças você observou ao colocar no plural as palavras terminadas em ÃO?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos formam frases a partir de palavras indicadas, representando suas marcas de nasalidade, com o uso de letra maiúscula inicial e pontuação final adequada.
Por trás da pergunta
Estabelecer correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos; bem como proceder à leitura e ao registro adequado de palavras com marcas de nasalidade (til).
O que fazer antes

Para ampliar a consciência fonológica, especialmente em relação às palavras escritas com ÃO, proponha alguns jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras terminadas em ÃO. Escreva as palavras no quadro e realize a análise, por meio de exercícios de comparação, contagem de letras e de sílabas.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem a escrita de palavras com ÃO. Realize jogos de bingo de figuras e palavras, no quais, ao mesmo em que tempo brincam, os alunos trabalham com hipóteses sobre a escrita, sistematizando os conhecimentos.

Gabarito

a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos formem frases com as palavras indicadas, de modo que tenham sentido, utilizando a letra inicial maiúscula e a pontuação final adequada.

b) pães / mãos / grãos / limões / melões / irmãos.

c) Espera-se que os alunos percebam que nem todas as palavras terminadas em ÃO formam o plural da mesma maneira.