Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Informações em tabelas

Nas aulas de Ciências você aprendeu o quanto é importante beber água, a bebida mais saudável que há. A recomendação é que uma pessoa beba 2 litros de água todos os dias.

Podemos ingerir a água em copos com diferentes capacidades. Complete a tabela abaixo, com as quantidades de água correspondentes que devemos consumir diariamente.

Capacidade do copo Quantidade de copos diários
100 ml
200 ml
250 ml
500 ml
Por que perguntar
Compor tabela, efetuando os cálculos devidos, a partir de determinadas variáveis.
Por trás da pergunta
Compreender a relação entre linhas e coluna em uma tabela e as informações que a compõem.
O que fazer antes

Os alunos já devem ter executado diversas atividades em que foram instados a ler e interpretar dados. Os alunos devem, agora, compor ou completar tabelas, a partir da definição dos parâmetros e dos dados de referência. No caso da questão apresentada, os alunos são informados da quantidade de água que deve ser ingerida diariamente e a capacidade que os copos (medidas não convencionais) podem ter. Com esses dados eles devem concluir que para completar a tabela precisarão dividir os 2 litros diários pela medida de cada copo.  Ofereça situações similares como a conversão de leite, refrigerantes e outros líquidos cujos vasilhames têm diferentes capacidades.

O que fazer depois

Corrija a questão coletivamente, pedindo para o aluno que for responder cada linha da coluna explique qual o cálculo que fez para chegar à resposta.

Gabarito
Capacidade do copo Quantidade de copos diários