Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
5º ano
Sinais de pontuação; escrita de frases

Imprimir

Observe a imagem abaixo. Escreva três frases sobre ela, usando os sinais de pontuação indicados.

  
Foto: Getty Images
 

a) Ponto final:

________________________________________________________

 
b) Ponto de exclamação:

________________________________________________________


c)
Ponto de interrogação:

________________________________________________________

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos identificam os sinais de pontuação e os empregam adequadamente ao produzir frases.
Por trás da pergunta
Reconhecer os sinais de pontuação e suas respectivas funções no texto.
O que fazer antes

É importante sistematizar a aprendizagem, esclarecendo que: “Sinais de pontuação e os sinais gráficos marcam o ritmo de um texto, através de pausas e entonações e conferem à linguagem escrita uma maior clareza, coesão e coerência.”

(Disponível em: https://www.normaculta.com.br/pontuacao/. Acesso em: 16 jun. 2017.)

Dentre os sinais de pontuação usados na língua portuguesa, em geral, trabalhamos com: a vírgula [,], o ponto e vírgula [;], o ponto final [.], os dois pontos [:], o ponto de interrogação [?], o ponto de exclamação [!], o travessão [—], as reticências [...], os parênteses [( )] e as aspas [“ ”].

Desde que os alunos começam a escrever frases e pequenos textos, já estão utilizando alguns sinais de pontuação. Portanto, sempre que possível, chame a atenção para o uso e a função desses sinais.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas em que os sinais de pontuação possam ser utilizados. Proponha que os alunos substituam alguns sinais por outros e verifiquem se a entonação ou intenção da comunicação se deu de maneira satisfatória.

Gabarito

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos utilizem os sinais de pontuação de forma adequada, coerente com o sentido das frases.