Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Cantiga; nome próprio

A turma da escola adora brincar de roda, cantando a cantiga “A canoa virou”. Você a conhece? Complete a letra dessa cantiga, escrevendo um nome próprio.

A CANOA VIROU
POR DEIXÁ-LA VIRAR
FOI POR CAUSA DE  ___________________________
QUE NÃO SOUBE REMAR.

SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE REMAR
TIRAVA  ______________________________________
DO FUNDO DO MAR.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos leem pequenos textos e escrevem nomes próprios, distinguindo o próprio nome do de seus colegas ou de outras pessoas.
Por trás da pergunta
Reconhecer as letras e perceber a quantidade de letras necessárias para escrever o próprio nome, quais letras usar e em que ordem colocar.
O que fazer antes

É importante destacar que o nome próprio é uma palavra que nomeia algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou uma entidade geográfica. As pessoas recebem como nome próprio um ou mais nomes e um ou mais sobrenomes ou apelidos de família. É possível utilizar o nome completo em algumas situações do cotidiano. O nome completo é a composição do nome seguido do sobrenome. Enquanto o nome se refere ao indivíduo propriamente dito, o sobrenome indica a origem genealógica ou família à qual ele pertence. O nome próprio tem uma característica marcante: é escrito de forma sempre igual. Mesmo quem ainda não tenha o domínio da escrita, não escreve seu próprio nome de acordo com suas suposições e, sim, respeitando as limitações do modelo apresentado. O nome próprio é uma ótima referência para escrever outras palavras, oportunidade em que os alunos podem estabelecer a correspondência letra/som e ampliar o seu repertório de letras ao observar a escrita dos nomes de seus colegas, comparando com o seu e tomando esses nomes e essas letras como modelo para outros aprendizados. Os conteúdos explorados nessa atividade são, em geral, trabalhados no 1o  ano, mas essa questão pode ser aproveitada para uma retomada de conteúdo.

O que fazer depois

É importante sempre retomar a escrita do nome próprio das crianças com as letras do alfabeto móvel, com o apoio do crachá ou com a montagem de um cartaz com os nomes da turma, fixado em local visível para que possam identificar seu próprio nome sempre que necessário. Além disso, distribua para as crianças pequenas listas com os nomes da turma. Diga um nome da lista e cada criança deverá encontrá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva o nome identificado no quadro. Peça que confiram se encontraram o nome certo. Se necessário, ofereça alguma ajuda, dizendo a letra inicial e final, por exemplo. Além disso, proponha atividades em que os alunos possam escrever outras palavras a partir do próprio nome e/ou dos nomes dos colegas.

Gabarito

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos completem a letra da música, escrevendo um nome próprio, que pode ser o nome de um colega ou de outra pessoa.