A turma da escola adora brincar de roda, cantando a cantiga “A canoa virou”. Você a conhece? Complete a letra dessa cantiga, escrevendo um nome próprio.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO |
Língua Portuguesa
2º ano
Cantiga; nome próprio
A turma da escola adora brincar de roda, cantando a cantiga “A canoa virou”. Você a conhece? Complete a letra dessa cantiga, escrevendo um nome próprio.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO |
É importante destacar que o nome próprio é uma palavra que nomeia algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou uma entidade geográfica. As pessoas recebem como nome próprio um ou mais nomes e um ou mais sobrenomes ou apelidos de família. É possível utilizar o nome completo em algumas situações do cotidiano. O nome completo é a composição do nome seguido do sobrenome. Enquanto o nome se refere ao indivíduo propriamente dito, o sobrenome indica a origem genealógica ou família à qual ele pertence. O nome próprio tem uma característica marcante: é escrito de forma sempre igual. Mesmo quem ainda não tenha o domínio da escrita, não escreve seu próprio nome de acordo com suas suposições e, sim, respeitando as limitações do modelo apresentado. O nome próprio é uma ótima referência para escrever outras palavras, oportunidade em que os alunos podem estabelecer a correspondência letra/som e ampliar o seu repertório de letras ao observar a escrita dos nomes de seus colegas, comparando com o seu e tomando esses nomes e essas letras como modelo para outros aprendizados. Os conteúdos explorados nessa atividade são, em geral, trabalhados no 1o ano, mas essa questão pode ser aproveitada para uma retomada de conteúdo.
É importante sempre retomar a escrita do nome próprio das crianças com as letras do alfabeto móvel, com o apoio do crachá ou com a montagem de um cartaz com os nomes da turma, fixado em local visível para que possam identificar seu próprio nome sempre que necessário. Além disso, distribua para as crianças pequenas listas com os nomes da turma. Diga um nome da lista e cada criança deverá encontrá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva o nome identificado no quadro. Peça que confiram se encontraram o nome certo. Se necessário, ofereça alguma ajuda, dizendo a letra inicial e final, por exemplo. Além disso, proponha atividades em que os alunos possam escrever outras palavras a partir do próprio nome e/ou dos nomes dos colegas.
Questões em destaque