Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Palavras com CH e X

Observe as diferenças! Complete as frases com as palavras escritas com CH ou X.

a) Cheque x Xeque

Moço, esqueci o dinheiro. Posso pagar com ___________________?

Essa medida colocou em ____________________o próprio governo.

b) Rocha x Roxa

Sua saia ___________________ é muito bonita!

Na aula de Geografia, aprendemos que a ____________________ é constituída por minerais.

c) Chá x Xá

O ____________________ da Persia é o título de um soberano do Irã.

Eu gosto muito de ______________________ de hortelã!

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a diferença de sentido entre as palavras homófonas escritas com CH ou X.
Por trás da pergunta
Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
O que fazer antes

É importante destacar as diferenças de uso entre as palavras escritas com CH ou X. A confusão no uso do dígrafo CH ou da consoante X é comum porque a consoante X pode assumir o valor de CH quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Geralmente, a consoante X é utilizada em palavras de origem indígena e africana, depois de ditongos e depois das sílabas me- e en-. Algumas exceções devem ser trabalhadas como encher, guache, preencher… Utiliza-se o CH em algumas palavras de origem estrangeira, como salsicha, capricho, sanduíche e em palavras derivadas de palavras latinas escritas com pl, cl e fl, como chave, chuva, chumbo.

Texto adaptado de: https://www.normaculta.com.br. Acesso em: 29 jun.2017.).

Para ampliar a consciência fonológica, proponha alguns jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras que apresentem CH ou X, e sempre que possível com o apoio visual.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário. Estimule os alunos a perceberem a escrita de palavras com CH ou X. Realize jogos em que os alunos, ao mesmo tempo em que brincam, trabalham com hipóteses sobre a escrita, sistematizando os conhecimentos.

Gabarito

a) Moço, esqueci o dinheiro. Posso pagar com cheque?
Essa medida colocou em xeque o próprio governo.

b) Sua saia roxa é muito bonita!
Na aula de Geografia, aprendemos que a rocha é constituída por minerais.

c) O Xá da Persia é o título do soberano do Irã.
Eu gosto muito de chá de hortelã!