Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Sistema de numeração

No Brasil, o estado de São Paulo é o que possui a maior população. Em um site do governo paulista é possível encontrar as seguintes informações sobre os 15 municípios com a maior população, desconsiderando a capital.

• Guarulhos: 1.300.708

• Campinas: 1.142.620

• São Bernardo do Campo: 795.541

• Santo André: 687.250

• São José dos Campos: 680.008

• Osasco: 674.552

• Ribeirão Preto: 654.893

• Sorocaba: 630.550

• Mauá: 443.910

• São José do Rio Preto: 433.779

• Santos: 424.599

• Mogi das Cruzes: 415.107

• Diadema: 397.868

• Jundiaí: 394.185

• Carapicuíba: 385.474

Disponível em http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/sao-paulo/sao-paulo-populacao-dos-municipios-paulistas.php. Dados referentes a 2016. Acesso em 11 jul 2017.

Com base nesses dados, responda:

a) Quantos municípios (além da capital) possuíam mais de 1 milhão de habitantes em 2016?

b) Quantos municípios tinham entre 1 milhão e 500 mil habitantes?

c) Osasco, Carapicuíba e Diadema são municípios bem próximos da capital. Deles, qual possui a maior população?

Por que perguntar
Ordenar números da ordem de centena de milhar.
Por trás da pergunta
Compreender o sistema de numeração decimal (princípios e regularidades).
O que fazer antes

Os alunos já devem ter se deparado com muitas listas numéricas ou infomações em que apareceram números na ordem de dezenas e centenas de milhares ou mesmo milhão. Nas aulas de História, Geografia e Ciências situações assim já devem ter aparecido muitas vezes. A essa altura, eles devem  ter consolidado o entendimento dos princípios do sistema de numeração decimal, de modo que eles  devem ser capazes de reconhecer a composição de qualquer número e compreender a sua grandeza (absoluta ou relativa) em relação a outros números.

Aproveitando exemplos presentes nos estudos dessas três disciplinas (ou outros, presentes em jornais, revistas ou sites que os alunos consultem regularmente), apresente situações-problema que levem os alunos a compararem dados envolvendo dezenas e centenas de milhares, ampliando depois para milhões.

O que fazer depois

Depois de fazer a correção dos itens da questão, aproveite o enunciado para propor novas questões:  qual a diferença no número de habitantes entre o 1º e o 15º município da lista? (915.234 habitantes) Quantos município estão na faixa de 500 mil habitantes? (nenhum) Há mais municípios na faixa dos 600 mil ou 400 mil habitantes na lista? (ambos têm 5 municípios cada). Por fim, lance um desafio: quantas vezes a população de Guarulhos é maior do que a de Carapicuíba? (cerca de 3,3 vezes).

Gabarito

a) 2 municípios: Guarulhos e Campinas.

b) 6 municípios

c) Osasco (com 674 552 habitantes).