Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Escrita de nomes; letra inicial

LIGUE CADA ANIMAL À LETRA INICIAL DE SEU RESPECTIVO NOME.

Fotos: Getty Images

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos estabelecem relações entre os nomes dos animais, reconhecendo-os por meio de imagens, e suas respectivas letras iniciais.
Por trás da pergunta
Estabelecer correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos, tendo em vista a identificação das letras iniciais.
O que fazer antes

O uso do alfabeto móvel, de cartelas com figuras ou de jogos, como bingo ou dominó de letras, auxilia a oportunizar as mais diversas atividades de leitura e de análise da escrita, de forma a trabalhar a percepção das palavras que iniciam com determinado som/letra. Ao mesmo tempo em que os alunos descobrem o valor da escrita, são estimulados a construir a correspondência entre as letras e seu valor sonoro.

(Texto adaptado de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 31 maio 2017)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continudade ao trabalho, solicitando que os alunos pensem ou busquem diversas palavras conhecidas e significativas, iniciadas pelas letras indicadas, de modo que possam criar listas de palavras, classificando-as quanto à letra inicial, e registrá-las no quadro, em cartazes ou no caderno.

Gabarito

Arara/A, Porco/P, Cachorro/C, Macaco/M