Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano
Seres vivos

A professora sugeriu que os alunos fizessem o seguinte experimento: colocassem 4 grãos de feijão em um algodão embebido em água dentro de dois copos (2 grãos por copo). Sempre que o algodão estivesse seco, deveria ser novamente umedecido, tomando o cuidado de não encharcar. Um dos copos deveria ser colocado perto de uma janela bem iluminada pela luz do Sol, e outro copo deveria ser colocado em um ambiente mal iluminado, com pouca luz natural. Eles deveriam registrar no caderno todos os procedimentos que fizeram e também as observações feitas ao longo de vários dias dos dois copos. Ao final do relatório, ela solicitou que os alunos procurassem explicar o que ocorreu com os grãos de feijão em cada um dos copos.

Com base no que você aprendeu em suas aulas de Ciências, o que você pode prever que ocorreu com o experimento?

Por que perguntar
Reconhecer a fotossíntese como o meio pelo qual as plantas obtêm o alimento (energia) de que necessitam.
Por trás da pergunta
Reconhecer que as plantas produzem o seu próprio alimento, diferentemente dos animais.
O que fazer antes

Os alunos sabem que os seres humanos necessitam de alimentos para sobreviver. Questione se também seria assim com os demais seres vivos. Estimule-os a formularem hipóteses sobre como as plantas se alimentam. Vá fornecendo elementos para que eles possam associar a presença da luz (do Sol), da água, a raiz e absorção de nutrientes. Só ao final apresente à turma uma ilustração esquemática explicativa de como é o processo de fotossíntese, por meio do qual a plantas geram seu próprio alimento. É por essa razão que são classificadas de produtoras, diferente dos animais, que são consumidores, já que se obtém a energia de que necessitam de outras fontes (outros seres vivos).

O que fazer depois

Faça um esquema explicativo da alimentação dos seres vivos:

Produtores -> produzem seu próprio alimento -> Vegetais

Consumidores -> alimentam-se de outros seres vivo -> Animais

Gabarito

Em sua resposta o aluno deve concluir que os feijões colocados em local iluminado devem ter germinado e crescido, soltando folhas e apresentando-se sadio, enquanto os grãos do outro copo não devem ter se desenvolvido, uma vez que eles não receberam luz e, portanto, não tinham como fazer a fotossíntese, por meio da qual as plantas obtêm o alimento de que necessitam.