Observe os números decimais indicados no quadro.
45,34 1,234 4,5 8,96 122,09
a) Coloque os números em ordem crescente.
b) Ao somar o maior número decimal com o menor, qual é o resultado?
c) Qual a diferença entre o maior e o menor número decimal?
Matemática
5º ano
Composição e decomposição de números
Observe os números decimais indicados no quadro.
45,34 1,234 4,5 8,96 122,09
a) Coloque os números em ordem crescente.
b) Ao somar o maior número decimal com o menor, qual é o resultado?
c) Qual a diferença entre o maior e o menor número decimal?
Para auxiliar na compreensão e a utilização de números decimais, o sistema monetário é uma interessante referência, uma unidade monetária (R$ 1,00) equivale a cem partes iguais (0, 01 = um centavo). Desde o 3º ano os alunos já vêm se familiarizando com os números decimais, escrevendo quantias em dinheiro, trabalhando com adições e subtrações de valores. Devem estar também habituados a resolver problemas simples envolvendo substituição de cédulas para compor um mesmo valor. Para entender e realizar as operações com números decimais é preciso ter compreensão clara sobre os valores posicionais dos algarismos.
Proponha um jogo no qual os alunos são desafiados a organizar a sequência de números inteiros e decimais. Forme grupos e entregue a eles um conjunto de cartões com diversos números compostos por 3 algarismos antes e depois da vírgula. Os grupos devem organizar os cartões na ordem crescente ou decrescente, em um determinado tempo. O grupo que formar a sequência primeiro é o vencedor. É imprescindível que se proponha uma discussão coletiva sobre o que pensaram no momento de organizar esses números; o que consideram ao comparar um número natural de um decimal entre outros.
Questões em destaque