Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Corpo humano

Assim como todos os sistemas que compõem o nosso corpo, o sistema reprodutor é constituído de vários órgãos. Esse sistema é o único que apresenta diferenças marcantes entre os indivíduos de sexo feminino e masculino. Associe então corretamente as colunas.

( 1 ) Aparelho reprodutor feminino

( 2 ) Aparelho reprodutor masculino

(   ) útero

(   ) tuba uterina

(   ) testículos

(   ) vagina

(   ) pênis

(   ) ovário

(   ) próstata

Por que perguntar
Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e masculino humano.
Por trás da pergunta
Compreender que, entre os diversos sistemas do corpo humano, o reprodutor é o único que apresenta diferenças mais marcantes entre os sexos.
O que fazer antes

Assunto da maior relevância, sobretudo em um país com altas taxas de gravidez na adolescência como o Brasil, o conhecimento do sistema reprodutor feminino e masculino deve ser encarado com a mesma naturalidade com que foram estudados os demais sistemas. O importante é que os alunos possam conhecer o seu corpo, seu funcionamento, os indícios de que há alguma doença ou disfunção. O apoio de ilustrações pode ajudar os alunos a identificarem os órgãos sexuais e a compreenderem a anatomia deles. Chame atenção para a importância da higiene da genitália e como também é importante que as meninas evitem usar calças excessivamente apertadas, sobretudo se feitas de tecidos sintéticos, já que elas favorecem a proliferação de microrganismos, especialmente fungos, na região genital.

O que fazer depois

Proponha uma conversa franca com a turma, de modo que todos possam pensar, refletir e discutir acerca das diferenças entre meninos e meninas. O foco deve ser a promoção de uma visão igualitária entre os sexos evitando a reprodução de modelos que ainda privilegiam os homens.

Gabarito

( 1 ) útero