Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Cálculos com frações

Na organização da festa junina, o pátio da escola, que tem formato retangular, foi dividido em 8 áreas, de tamanhos iguais. 3/8 da área foi ocupada com barracas de jogos e 4/8 com barracas de comidas e bebidas.

Represente a área do pátio utilizada para a festa e suas respectivas barracas. Responda utilizando números fracionários.
RESERVAR ÁREA PARA O DESENHO DO ALUNO

a) Qual a área que coube para a barraca do caixa?

b) Há pelo menos dois modos de se chegar a esse resultado. Quais são eles?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo adição e subtração de números fracionários com o mesmo denominador.
Por trás da pergunta
Criar hipóteses para resolver uma situação problema envolvendo frações.
O que fazer antes

Utilizar sequências didáticas que envolvam situações-problema em que os alunos sejam desafiados a pensar no todo e em partes, utilizando números fracionários. Exemplo: Como é possível dividir igualmente duas barras de chocolate entre 5 amigos? Encontre todas as possibilidades e utilize números fracionários. Crie outras situações semelhantes e repita a estratégia, de modo a favorecer que todos os alunos compreendam que a fração pode ser representada por meio de figuras ou numericamente.

Em um segundo momento, desenvolver atividades que levem os alunos a compreender os princípios da adição e subtração de frações.

O que fazer depois

Solicite que seus alunos socializem seus desenhos e as estratégias que utilizaram para descobrir a área do caixa. Pode ser que haja alunos que respondam corretamente sem usar fração. Aproveite para comparar a estratégia dele com outros que usaram a fração. Pode ser uma forma de ajudar colegas que não tenham entendido o que significa fracionar uma área ou um espaço.

Gabarito

a) 1/8 do total.

b) Pode-se subtrair 3/8 de 8/8 e desse resultado subtrair 4/8. Ou pode-se somar 3/8 + 4/8 e subtrair esse total de 8/ 8.