Antônio ganhou uma caixinha com 20 balas para distribuir igualmente com seu colega.
a) Com quantas balas Antônio ficará depois de reparti-las com o colega?
b) Se Antônio repartir as suas balas com um outro amigo, com quantas ficará ao final?
Matemática
2º ano
Divisão
Antônio ganhou uma caixinha com 20 balas para distribuir igualmente com seu colega.
a) Com quantas balas Antônio ficará depois de reparti-las com o colega?
b) Se Antônio repartir as suas balas com um outro amigo, com quantas ficará ao final?
Ensinar o conceito de divisão apenas por meio do cálculo da conta armada tenderá a ser pouco eficaz, porque o aluno provavelmente não conseguirá reconhecer na conta o sentido da operação realizada. Por isso, oferecendo recursos materiais diversos, como tampinhas, figurinhas, palitos, bolinhas de gude e outros que estiverem disponíveis, peça que os alunos façam diferentes tipos de distribuição: 15 bolinhas entre 3 amigos, ou entre 5 colegas; 20 flores entre 4 mães ou 5 professoras, etc. Quando eles mostrarem compreensão e domínio da operação, apresente a eles a conta armada, explicando o que está sendo feito por meio desse cálculo.
Criar atividades com uso de materiais diversos, em que o aluno possa dividir com seus colegas e registrar fazendo uso dos símbolos matemáticos relativos à divisão e seus algoritmos.
Questões em destaque