Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Divisão

Antônio ganhou uma caixinha com 20 balas para distribuir igualmente com seu colega.

a) Com quantas balas Antônio ficará depois de reparti-las com o colega?

b) Se Antônio repartir as suas balas com um outro amigo, com quantas ficará ao final?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo divisão.
Por trás da pergunta
Reconhecer a possibilidade de reaplicar a divisão em uma mesma situação problema.
O que fazer antes

Ensinar o conceito de divisão apenas por meio do cálculo da conta armada tenderá a ser pouco eficaz, porque o aluno provavelmente não conseguirá reconhecer na conta o sentido da operação realizada. Por isso, oferecendo recursos materiais diversos, como tampinhas, figurinhas, palitos, bolinhas de gude e outros que estiverem disponíveis, peça que os alunos façam diferentes tipos de distribuição: 15 bolinhas entre 3 amigos, ou entre 5 colegas; 20 flores entre 4 mães ou 5 professoras, etc. Quando eles mostrarem compreensão e domínio da operação, apresente a eles a conta armada, explicando o que está sendo feito por meio desse cálculo.

O que fazer depois

Criar atividades com uso de materiais diversos, em que o aluno possa dividir com seus colegas e registrar fazendo uso dos símbolos matemáticos relativos à divisão e seus algoritmos.

Gabarito

a) Cada um ficará com 10 balas.

b) No final ele ficará com 5 balas.