Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Fração

Na escola, vários alunos estão procurando completar um álbum de figurinhas com jogadores de futebol. Quando completo, o álbum terá 200 figurinhas.

Paulo já conseguiu 149, Pedro 130, Mário 100 e Nivaldo 178. Jair acaba de completar exatamente metade das figurinhas necessárias, mas para Zeca estão faltando apenas 8 para completar todo o álbum.

a)
Represente a quantidade de figurinhas que cada um dos meninos tem, utilizando na forma de frações.

b) Ordene as frações que você escreveu em ordem do menor para o maior.

c) Há algum caso em que dois meninos têm a mesma quantidade de figurinhas? Justifique.

Por que perguntar
Representar e comparar quantidades em forma de fração.
Por trás da pergunta
Comparar números e reconhecer equivalências.
O que fazer antes

Os alunos operam com frações desde o 3º ano e nesse momento devem ter consolidado o entendimento de alguns princípios dos números racionais, que serão agora ampliados. Proponha atividades em que os alunos precisem interpretar uma dada situação, representando-a na forma de frações. Por exemplo: o ano letivo é composto de 200 dias. Até o momento já transcorreram 158 dias letivos. Como podemos representar essa situação por meio de fração?  A professora precisa corrigir 122 provas e  até o momento corrigiu 40. É possível representar essa situação por meio de fração?

O que fazer depois

Faça a leitura do enunciado e peça que diferentes alunos identifiquem a quantidade de figurinhas de cada um dos meninos (expressa em fração). Verifique se os alunos que não acertaram compreenderam o procedimento e se são capazes de fazer a representação oferecendo a eles uma outra quantidade. Corrija os demais itens. Ofereça uma nova situação semelhante para verificar se toda a turma é capaz de resolver corretamente o problema.

Gabarito

a) 149/200 ; 130/200 ; 100/200 ; 178/200; 100/200 192/200

b) 100/200; 130/200 ; 149/200 ; 192/200

c) Sim, Mário e Jair têm 100 figurinhas, que corresponde à metade do álbum completo.