Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Nas aulas de Ciências você aprendeu sobre diversas características dos anfíbios, dos répteis e dos peixes.

Assinale as afirmativas corretas a respeitos desses animais.

(     ) A maior parte dos peixes e dos répteis nascem de ovos.

(     ) Répteis e peixes vivem sempre dentro da água.

(     ) Em relação à respiração, peixes e anfíbios possuem características comuns.

(     ) Anfíbios, répteis e peixes são animais vertebrados.

Por que perguntar
Identificar características comuns entre as classes de animais vertebrados.
Por trás da pergunta
Comparar animais de classes diferentes de vertebrados.
O que fazer antes

Após concluir a apresentação de cada uma das classes dos animais vertebrados, promova algumas atividades, ainda que orais, em que os alunos tenham que compará-las. Por exemplo: mamíferos têm quatro patas, enquanto as aves sempre têm duas; há répteis que vivem na água, assim como os peixes. Sapos, pererecas e rãs são muito diferentes dos mamíferos, mas têm quatro pés como eles.

O que fazer depois

Uma visita a um parque onde haja diversas espécies de animais ou ao zoológico pode ser uma ótima atividade de encerramento dos estudos sobre os animais. A visita, previamente agendada, deve servir para a produção de um relatório, no qual poderão registrar as características que observaram nos animais e também classificá-los, fazendo uso do que aprenderam nas aulas de Ciências. Na produção do relatório os alunos poderão fazer uso de conhecimentos de Língua e de Matemática que já tenham.

Ali, devem observar e registrar aspectos estudados durante as aulas e outros que ainda não conheciam (tipo de cobertura do corpo, tamanho físico, se vivem em grupos ou isolados, etc). A visita poderá ser mais interessante se puder contar com a monitoria de um técnico (biólogo, veterinário, zootecnista, etc).

Gabarito

(  x  ) A maior parte dos peixes e dos répteis nascem de ovos.

(      ) Répteis e peixes vivem sempre dentro da água.

(  x  ) Em relação à respiração, peixes e anfíbios possuem características comuns.

(  x  ) Anfíbios, répteis e peixes são animais vertebrados.