Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano/ 5º ano
Água

A água é um recurso natural com muitas possibilidades de uso. Além do uso humano para beber, cozinhar, fazer a higiene pessoal, lavar a roupa e limpar objetos, utensílios e ambientes, a  água também tem grande utilidade na agricultura e na pecuária. Estima-se que a maior parte da água doce do mundo seja utilizada para esses fins.

Mas a água é utilizada também para outros fins, como produção de energia.

a) Como a água pode ser utilizada para produção de energia?

b) Por que há vantagens na produção de energia pela água quando comparada com o uso de combustíveis fósseis, por exemplo?

Por que perguntar
Reconhecer a água como força motriz das usinas hidrelétricas.
Por trás da pergunta
Caracterizar a energia produzida por hidrelétricas como energia renovável e, por isso, ambientalmente sustentável, ao contrário das energias produzidas com combustíveis fósseis.
O que fazer antes

Inicie fazendo, com auxílio dos alunos, uma lista no quadro das atividades cotidianas que, para serem executadas, necessitam de energia elétrica, como a iluminação dos ambientes e acionamento de uma infinidade de equipamentos domésticos Lembre-os de que o fogão, mesmo queimando gás, geralmente tem acionamento elétrico e que aqueles que têm chuveiros com  aquecimento de água a gás muitas vezes têm equipamentos que necessitam de energia elétrica para regular a temperatura ou mesmo para acionar o equipamento. Ou seja, são inúmeras as atividades que necessitam de energia elétrica, direta ou indiretamente, mesmo fazendo uso de outro combustível também. Portanto, a geração dessa energia é fundamental para o dia a dia das pessoas, das indústrias, dos estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços. Isso explica porque é tão importante ter diversas fontes produtoras de energia e, mais importante ainda, que essas fontes sejam o menos danosas ao ambiente possível. Retome o conceito de combustíveis fósseis, caso do carvão mineral e do petróleo. Esclareça que a energia produzida pela força da água (que movimenta gigantescas turbinas) é considerada uma energia renovável, menos prejudicial ao ambiente do que a energia produzida com a queima de gás ou carvão (explique que, por outro lado, as usinas precisam acumular gigantescos reservatórios de água, por meio de represamento e que isso gera impactos ambientais no entorno da usina) . Informe que no Brasil, as hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia produzida no país.

O que fazer depois

Caso seja possível, acesse o site da Usina Itaipu e mostre para os alunos fotos que possam ajuda-los a compreenderem como é o processo de produção de energia. Acesse https://www.itaipu.gov.br/capa-turismo

Gabarito

a) Depois de represada, a água é conduzida aos geradores instalados em um local mais baixo do que o nível da represa, fazendo com que a força da água em queda movimenta as turbinas sendo então convertida em energia elétrica.

b) Como a água é um elemento natural renovável, a energia produzida por hidrelétricas é considerada energia renovável, diferente da produzida por combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.