Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Parlenda; compreensão leitora

Leia a parlenda abaixo e responda às questões.

O MACACO FOI À FEIRA
NÃO SABIA O QUE COMPRAR.
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR.
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESCORREGOU.
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR.

Cultura popular

a) O que o macaco comprou na feira?

(   ) Alimentos.

(   ) Brinquedo.

(   ) Cadeira.

(   ) Pastel.

b) O que aconteceu com a cadeira?

(   ) A cadeira quebrou.

(   ) A cadeira escorregou.

(   ) A cadeira deslizou.

(   ) A cadeira rodopiou.

c) Onde foi parar a comadre?

(   ) No corredor.

(   ) No hospital.

(   ) Na cama.

(   ) No chão.

d) De acordo com a parlenda, ligue as palavras que rimam.

FEIRA

SENTAR

COMPRAR

ESCORREGOU

SENTOU

CADEIRA

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual parlenda, sua caracterização, além da percepção de palavras que rimam.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero parlenda e realizar a leitura de textos familiares e curtos (títulos de histórias, manchetes, quadrinhas, entre outros), localizando as informações explícitas e identificando as rimas.
O que fazer antes

É essencial criar situações por meio das quais os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, tendo em vista a consciência fonológica, que é uma condição necessária, mas não suficiente para a alfabetização. Por meio da brincadeira, a criança poderá penetrar em textos, cabendo, dessa forma, ao professor experimentar as mais variadas formas de linguagem. As cantigas de roda, as parlendas e as brincadeiras apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” (os jogos) e para a introdução da criança no mundo da leitura. As parlendas contêm, de certa forma, um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma, ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente. Em contato com as parlendas, as crianças podem aprimorar a comunicação verbal, aprendendo palavras novas.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas quanto à consciência fonológica, em especial relativa à rima das palavras, retome esse conteúdo, por meio de jogos de palavras. As onomatopeias, repetições e as rimas contidas nas cantigas e nas parlendas agradam muito às crianças. Através da repetição, a criança memoriza quadrinhas e canções inteiras, muitas vezes sem entender o significado, pois o que importa é a sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições. Fica evidente que as parlendas e as cantigas de roda podem ter um papel importante no processo de alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também porque permitem a conquista da linguagem escrita de forma lúdica.

Gabarito

a) Cadeira.

b) A cadeira escorregou.

c) No corredor.

d) Feira/cadeira; sentar/comprar; sentou/escorregou.