Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Situação problema

Maria é filha de Rosa. Observe o que Rosa disse para a mãe.

“A minha paciência é um décimo da sua teimosia!”

Assinale as alternativas corretas.

(      ) A paciência da mãe é muito maior do que a teimosia da Maria.

(      ) A paciência da mãe é bem pequena.

(      ) A teimosia da Maria é muito grande.

(      ) A teimosia da Maria é muito maior do que a paciência da Rosa.

Por que perguntar
Reconhecer parcela maior ou menor entre frações.
Por trás da pergunta
Compreender o sentido de frações em situações cotidianas.
O que fazer antes

Apresentar a fundamentação do conceito de número fracionário, como parte de um inteiro e propor situações diversas por meio das quais, em discussões coletivas, os alunos compreendam e resolvam problemas envolvendo frações.

Esse conteúdo será retomado e ampliado muitas vezes ao longo da vida escolar do aluno, e não apenas em Matemática, e por isso é muito importante que ele compreenda efetivamente o conceito de fração. O manuseio de materiais concretos e a apresentação de situações significativas, presentes em seu cotidiano, serão facilitadores da aprendizagem, por isso devem ser oferecidos sempre que possível.

O que fazer depois

Reforçar o conceito de fração como parte de um todo, realizando atividades em que o aluno possa, por meio de materiais concretos, “visualizar” partes de um todo. Na correção do exercício, o professor pode solicitar que cada aluno corte duas barras de papel de mesmo tamanho (20 cm, por exemplo) e as pinte de cores diferentes. Depois, que represente em cada barra a porção de teimosia da Maria e da paciência de Rosa, comparando-as.

Gabarito

(      ) A paciência da mãe é muito maior do que a teimosia da Maria.

(  x  ) A paciência da mãe é bem pequena.

(  x  ) A teimosia da Maria é muito grande.

(  x  ) A teimosia da Maria é muito maior do que a paciência da Rosa.