Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano
Reprodução

Imprimir


Foto: Getty Images

A reprodução humana é igual à das galinhas? Justifique.

Por que perguntar
Diferenciar a reprodução humana da das aves.
Por trás da pergunta
Reconhecer diferentes formas de reprodução entre os animais.
O que fazer antes

A origem da vida é algo que interessa sempre às crianças, despertando sua curiosidade. Por isso, o tema da reprodução dos animais e, principalmente, dos humanos, é algo que certamente fará os alunos ficarem atentos às explicações.

Nesse momento, a explicação se limitará à distinção entre os animais que põem ovos (como é o caso das galinhas, tartarugas e jacarés) e aqueles em que os filhotes já nascem “prontos”, caso dos mamíferos, entre eles os seres humanos. Explique também que o tempo de gestação pode variar muito de espécie para espécie. Chame atenção ainda para o fato de que não existe nenhum animal que tenha uma fase inicial de vida dependente dos pais ou adultos tão longa como os humanos.

O que fazer depois

Apresente um quadro comparativo com os tempos de gestação de alguns mamíferos. Uma fonte de consulta pode ser http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/2078/1/tempo-de-gestacao.html aproveite o conteúdo para explorar situações problema envolvendo cálculos matemáticos: quantos meses demora a gestação de um elefante africano? E quantas semanas demora a gestação de um gambá?

Gabarito

Não. As galinhas são ovíparos, enquanto os humanos são vivíparos, ou seja, o bebês se desenvolvem no interior do corpo (mais precisamente no útero) da mãe. Além disso, a gestação de um bebê é muito mais longa: a gestação demora 9 meses aproximadamente.