Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Uso de “mau” e “mal”

Leia um trecho do texto “Hábitos Saudáveis” e faça o que se pede.

“A falta de sono - ou o sono mal dormido - faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão.”

Disponível em: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/durma.htm. Acesso em: 30 mar. 2017.

a)
Copie duas situações do texto em que as palavras “mau” e “mal” estejam sendo empregadas de forma correta.

b) Complete as frases abaixo com as palavras mau ou mal.

• O bebê dormiu ___________________ essa noite.

• Meu tio acordou de _______________________ humor.

• Você teve um sono ___________________ dormido?

• Chame um médico, meu filho está passando _____________________.

• É muito ________________________ o que está acontecendo aqui!

• Ele dirige muito __________________, foi reprovado de novo no exame.

• Ela cantou __________________________ no show.

• Este é um ___________________________negócio para meu pai.

• A garota se saiu ___________________na prova. Parece que nem estudou!

• Sua tristeza é um _____________________ sinal. O que houve?

• Ele é um homem_________________, só pratica o _________________.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a diferença de uso entre as palavras “mau” e “mal”.
Por trás da pergunta
Reconhecer uma regularidade ortográfica contextual em situações de leitura e análise linguística.
O que fazer antes

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras mau e mal, é importante destacar que mal é um advérbio, antônimo de bem, e mau é um adjetivo, antônimo de bom. Para explorar a questão com os alunos, observe que:

“O adjetivo mau é usado principalmente para indicar algo de má qualidade ou alguém que faz maldades, sendo sinônimo de ruim e malvado. Apresenta ainda diversos outros significados, sendo também sinônimo de nocivo, indelicado, incapaz, incorreto, endiabrado, difícil, indecente, entre outros.

O advérbio mal é usado principalmente para indicar algo feito de forma errada e incorreta, sendo sinônimo de erradamente, incorretamente, insatisfatoriamente, negativamente, indevidamente, entre outros. Mal também é substantivo, podendo significar doença, moléstia, angústia, desgosto, maldade, tudo aquilo que é prejudicial ou nocivo. Mal pode ser ainda uma conjunção temporal, sinônima de assim que.”

(Disponível em: https://www.normaculta.com.br/mal-ou-mau/. Acesso em: 16 jun. 2017.)

Apresente vários exemplos em que as palavras mau e mal estejam sendo empregadas adequadamente, sempre reforçando as diferenças de sentido.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas, realizando jogos ou atividades em pequenos grupos, em que as palavras mau e mal possam ser utilizadas, para que os alunos tenham uma compreensão melhor de seu uso.

Gabarito

a) Sono mal dormido; mau humor.

b)
• O bebê dormiu mal essa noite.

• Meu tio acordou de mau humor.

• Você teve um sono mal dormido?

• Chame um médico, meu filho está passando mal.

• É muito mau o que está acontecendo aqui!

• Ele dirige muito mal, foi reprovado de novo no exame.

• Ela cantou mal no show.

• Este é um mau negócio para meu pai.

• A garota se saiu mal na prova. Parece que nem estudou!

• Sua tristeza é um mau sinal. O que houve?

• Ele é um homem mau, só pratica o mal.