Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
1º ano
Água

Imprimir

CIRCULE O MODO OU O LUGAR ONDE OS SERES HUMANOS PODEM OBTER ÁGUA PARA SEU CONSUMO.

 

         CHUVA                    OCEANOS                    RIOS    

             
              REPRESAS              POÇOS ARTESIANOS  

Por que perguntar
Identificar fontes de água próprias para o consumo humano.
Por trás da pergunta
Reconhecer que a água do mar não é própria para o consumo humano.
O que fazer antes

Para as crianças a explicação mais natural sobre a origem da água é dizer que a água “vem da torneira”. Elas devem começar ter consciência de que antes de chegar à torneira essa água teve uma origem, uma fonte. A primeira noção a ser desenvolvida é que para o consumo humano é necessário que seja água potável (às vezes chamadas de água doce), o que faz com que a maior porção de água do mundo, a dos mares e oceanos, torne-se inútil ao menos para o seu consumo direto, já que a operação para transforma-la em água potável ainda é muito cara. As águas do mar, ainda assim, têm enorme importância de precisam ser protegidas.

Explique então que podemos conseguir água para nosso consumo a partir de represas ou reservatórios que captam água da chuva, água proveniente de rios, de minas ou fontes naturais (das quais são retiradas as águas chamadas de minerais) e poços artesianos. Se fizer parte da realidade da turma, explique que as cisternas que abastecem casas recolhem água das chuvas e que a água dos poços provém de água que há no subsolo, ou seja, abaixo do solo.

O que fazer depois

Reapresente as diversas maneiras como obtemos a água que consumimos diariamente. Esclareça de onde vem a água que é consumida na cidade.

Gabarito

Chuva, rios, represas, poços artesianos.