Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
5º ano
Poema; compreensão leitora; locução adjetiva

Imprimir

Leia o poema abaixo. Em seguida, faça o que se pede.


CAIXINHA MÁGICA

Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.
Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.
O que é que você quer
esconder na minha caixa?


2008. 
Disponível em: http://blogdaroseana.blogspot.com.br/2009/06/. Acesso em: 07 jul. 2017.


a) De acordo com o poema, o que é fabricado?

_______________________________________________________________


b)
Com qual finalidade?

_______________________________________________________________


c) Como você imagina que seja a caixa mágica? Faça um desenho que a represente no espaço abaixo.

(deixar espaço para o desenho do aluno)




d)
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, estabelecendo a relação entre as locuções adjetivas e os adjetivos correspondentes.

I. dias de sol     

II. lágrimas de amor   

III. dor de abdômen

IV. carne de boi

V. rosto de anjo

VI. planejamento do ano

VII. higiene da boca

VIII. leite de cabra

IX. ares do campo

X. mordida de cão

(      ) lágrimas amorosas

(      ) dias ensolarados

(      ) ares campestres

(      ) higiene bucal

(      ) mordida canina

(      ) leite caprino

(      ) rosto angelical

(      ) carne bovina

(      ) dor abdominal

(      ) planejamento anual

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual poema e realizam a leitura e compreensão do texto, além de terem o entendimento de que duas ou mais palavras juntas podem atuar como um adjetivo, caracterizando um substantivo.
Por trás da pergunta
Reconhecer regularidades ortográficas morfológicas em situações de leitura e análise linguística.
O que fazer antes

É importante esclarecer que: “A locução adjetiva é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um adjetivo, caracterizando um substantivo. As locuções adjetivas são formadas geralmente pela preposição de mais um substantivo: de criança, de pai, de mãe, de morte, de leite, etc. A utilização de locuções adjetivas permite uma maior diversidade de vocabulário e enriquecimento textual.”

(Disponível em: https://www.normaculta.com.br/locucao-adjetiva/. Acesso em: 16 jun. 2017.)

Promova atividades que possibilitem que os alunos percebam as diferenças de uso e as substituições que podem ser feitas.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas em que as locuções adjetivas possam ser utilizadas. Proponha que os alunos estabeleçam relações entre o grupo de palavras (locução adjetiva) e os adjetivos correspondentes e vice-versa.

Gabarito

a) Uma caixa mágica.

a) Para guardar coisas que não cabem em nenhum lugar: a sombra em dias de muito sol, o amarelo que sobra do girassol, um suspiro de beija-flor, invisíveis lágrimas de amor.

c) Resposta pessoal.

d) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, estabelecendo a relação entre as locuções adjetivas e os adjetivos correspondentes.

I. dias de sol     

II. lágrimas de amor   

III. dor de abdômen

IV. carne de boi

V. rosto de anjo

VI. planejamento do ano

VII. higiene da boca

VIII. leite de cabra

IX. ares do campo

X. mordida de cão

(      ) lágrimas amorosas

(      ) dias ensolarados

(      ) ares campestres

(      ) higiene bucal

(      ) mordida canina

(      ) leite caprino

(      ) rosto angelical

(      ) carne bovina

(      ) dor abdominal

(      ) planejamento anual