Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Multiplicação e Divisão

Imprimir

Dona Marta é uma renomada confeiteira, que produz deliciosos bolos para festas. 

Ela está preparando a lista de compras para atender às encomendas da próxima semana.  Três clientes encomendaram um bolo que leva o seguinte recheio.

 

Recheio Bolo Maravilha
1 barra de chocolate branco
120 ml de creme de leite
20 morangos maduros

 


a)
Considerando que em uma caixa de morangos tem entre 15 e 18 morangos, quantas caixas dessa fruta ela precisará comprar?

b) Cada embalagem de creme leite fresco tem 400 ml. Quantas serão necessárias para as 3 receitas?


Uma das clientes pediu a Dona Marta que dividisse o recheio do seu bolo em duas camadas. 

c) Considerando que quando pronta a receita renderá 400 gramas de recheio, quantas gramas deve pesar cada parte dele para que fique bem distribuído no bolo?

Por que perguntar
Efetuar operação de multiplicação e divisão em situação problema.
Por trás da pergunta
Reconhecer em uma dada situação problema que as operações de multiplicação e divisão são capazes auxiliar na sua resolução.
O que fazer antes

Ao ler uma receita, o aluno precisa reconhecer quantidades e unidades de medida, que podem ser de vários tipos (litros, xícaras, colheres, quilogramas). Mas na vida cotidiana pode-se querer fazer metade de uma receita, ou dobrá-la. Nessas situações, será preciso usar as operações de divisão e multiplicação, respectivamente.

Situações análogas ocorrem no caso de confecções: um vestido pode exigir uma determinada quantidade de tecidos e botões, mas se o vestido for para uma criança será preciso uma parcela dessa quantidade. Se, no entanto, for preciso fazer mais de um vestido, será preciso multiplicar a quantidade de matéria-prima.

O que fazer depois

Comece a correção pela leitura do enunciado, de modo a destacar o que era preciso compreender para se chegar à solução do problema proposto. Pergunte então que operação seria necessário fazer para responder a cada item. Chame atenção para o fato de que seriam feitos 3 bolos, mas no caso do creme de leite o frasco tem quantidade superior à necessidade de 1 receita (na verdade, atende 3 receitas com sobra). Já no caso do morango, ocorre o contrário, 3 não são suficientes para atender toda a receita. Conclua mostrando como a resolução do problema exigia leitura atenta e reconhecimento das várias operações envolvidas em cada situação.

Gabarito

a) Precisará comprar 4 caixas.

b) Uma embalagem será suficiente.

c) Cada parte deverá ter 200 gramas.