Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
1º ano
Padrões e sequência geométrica

PINTE OS QUADRINHOS SEGUINDO O MODELO:

Por que perguntar
Identificar uma sequência lógica simples e reproduzi-la.
Por trás da pergunta
Reproduzir diferentes sequências produzindo padrões geométricos.
O que fazer antes

Propor diferentes sequências e padrões geométricos para que os alunos possam continuá-los. Utilizar cores, formas geométricas e outros. Por exemplo: criar uma sequência simples de duas cores alternadas em uma linha quadriculada; ampliar a alternância para três cores sequenciais e inserir a terceira só depois de se repetir duas vezes as duas primeiras. Ampliar gradualmente a complexidade das sequências.

O que fazer depois

Observe se os alunos tiveram ou não dificuldades em continuar as sequências. Se foi fácil demais, proponha outras sequências mais desafiadoras; caso tenham achado difícil, proponha sequências mais simples para que sejam completadas em duplas. Depois, faça discussões coletivas do que descobriram, como perceberam o que deveriam colocar em seguida, e outros aspectos associados às sequências.

Gabarito