PINTE OS QUADRINHOS SEGUINDO O MODELO:
Matemática
1º ano
Padrões e sequência geométrica
- Por que perguntar
- Identificar uma sequência lógica simples e reproduzi-la.
- Por trás da pergunta
- Reproduzir diferentes sequências produzindo padrões geométricos.
- O que fazer antes
-
Propor diferentes sequências e padrões geométricos para que os alunos possam continuá-los. Utilizar cores, formas geométricas e outros. Por exemplo: criar uma sequência simples de duas cores alternadas em uma linha quadriculada; ampliar a alternância para três cores sequenciais e inserir a terceira só depois de se repetir duas vezes as duas primeiras. Ampliar gradualmente a complexidade das sequências.
- O que fazer depois
-
Observe se os alunos tiveram ou não dificuldades em continuar as sequências. Se foi fácil demais, proponha outras sequências mais desafiadoras; caso tenham achado difícil, proponha sequências mais simples para que sejam completadas em duplas. Depois, faça discussões coletivas do que descobriram, como perceberam o que deveriam colocar em seguida, e outros aspectos associados às sequências.