Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Sequência numérica

Observe cada sequência de números, descubra o seu segredo e complete-as:

Por que perguntar
Identificar diferentes maneiras de compor uma sequência de números naturais.
Por trás da pergunta
Reconhecer a regularidade entre os intervalos de uma sequência numérica usando números naturais inteiros.
O que fazer antes

Criar atividades em que os alunos possam observar que existem muitas maneiras de compor uma sequência numérica, demonstrando situações de contagens, como a tabuada de um número qualquer, intervalos de 10 em 10, começando por um número qualquer, entre outros.

O que fazer depois

Discutir com os alunos como pensaram para completar as sequências numéricas. Especial atenção deve ser dada à correção da última sequência, pois os alunos precisaram certamente formular hipóteses e testá-las para certificarem-se de que a sequência de fato atende aos parâmetros oferecidos.

Gabarito